Hoje não é quinta-feira, mas é Dia do Dentista – 25 de outubro e vamos de #tbt temático, para relembrar uma ação ocorrida em março deste ano, no Hospital Espanhol.

Ação humanizada e técnica, como extensão dos cuidados aos pacientes internados e não intubados, no tratamento da Covid.
A boca é porta aberta para infecções e, nesta pandemia da Covid, o cuidado com as mãos, boca e nariz é a maior preocupação. Os pacientes contaminados, num quadro de baixa imunidade, precisam de cuidados de higiene bucal dobrados.

No Brasil, não existe uma Lei Federal que obrigue hospitais públicos a contratar dentistas, mas o INTS, sempre preocupado com a qualidade da assistência prestada, disponibilizou uma equipe de odontologia para o Hospital Espanhol, com duas odontólogas e duas assistentes, para a atenção à saúde bucal dos seus pacientes, durante o último mês de março.

A dentista Áurea Vilas Boas faz parte do Projeto Saúde Bucal do INTS que atua em comunidades do Subúrbio Ferroviário de Salvador, realizando atenção odontológica às crianças das escolas municipais, estava na equipe que atuou no HE e explica: “Prestar Higiene Oral aos pacientes internados com Covid é muito importante para a prevenção de infecções secundárias e até o tempo de internação. A orientação sobre a escovação dentária e a escovação supervisionada são etapas desta visita odontológica que a equipe realiza no leito hospitalar.”

É o INTS levando prevenção e cuidados com a saúde, da comunidade ao leito hospitalar!