Em uma importante ação de promoção de saúde, o INTS, com apoio da secretaria municipal da Saúde vem fortalecendo o atendimento odontológico para os moradores de Suzano, afetados durante os momentos mais graves da pandemia.

As equipes do INTS realizam os atendimentos odontológicos em 10 unidades de saúde da família, e contam com 16 equipes, compostas por cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal. As famílias atendidas nas áreas de abrangência das unidades, podem contar com o atendimento preventivo, através de atividades educativas, palestras, orientações de higiene oral, aplicação tópica de flúor, entre outras.

No rol de serviços oferecidos na atenção primária, os usuários podem contar com procedimentos restauradores para tratamento da cárie dental, procedimentos periodontais, que cuidam do tratamento das alterações da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes, além de extrações. As urgências são atendidas através de demanda livre a todos os usuários do SUS.

O destaque e diferencial das unidades são procedimentos mais complexos, que na maioria dos municípios são oferecidos apenas na atenção secundária e fazem parte dos serviços oferecidos nas ESF. Em Suzano são realizadas pequenas cirurgias e cirurgias de terceiro molar, que são os conhecidos dentes do juízo.  Reabilitamos nossos pacientes com   próteses totais e removíveis, devolvendo não só a função da mastigação, mas também a auto estima de quem havia perdido os dentes. Crianças em idade de crescimento, e que tem alguma alteração óssea na arcada dental, podem contar com a instalação de aparelhos removíveis que ajudam na prevenção e diminuem a possível necessidade de um aparelho fixo mais tarde.