O Hospital Dia Cidade Ademar, gerido pelo INTS, deu início a mais uma importante ação no SUS de São Paulo. Desde a noite de 22 de novembro, passou a ser o primeiro Hospital Dia da cidade a realizar cirurgias de videolaparoscopia no turno da noite. Com isso, a previsão é que a unidade realiza 30 cirurgias do tipo por mês.

O projeto para a realização de cirurgias de videolaparoscopia nos Hospitais Dia são parte do Avança Saúde SP, da Secretaria Municipal da Saúde. O Avança Saúde SP é um programa de reestruturação e requalificação das redes assistenciais da cidade de São Paulo que tem como objetivo ampliar e aprimorar cada vez mais os serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população.

Para tanto, desde julho, o HDCA passou a funcionar 24 horas/dia, com 14 leitos de internação, permitindo um aumento da complexidade e volume cirúrgico. E iniciou, assim, a realização das cirurgias de vesícula por videolaparoscopia no período noturno, com os pacientes pernoitando e recebendo alta no dia seguinte.

O público-alvo são pacientes com cálculo na vesícula biliar e que precisam efetuar a retirada cirúrgica da mesma. O uso do vídeo permite a adoção de uma técnica menos invasiva, com uma cicatriz menor e um pós-operatório mais rápido, com retomada mais breve das atividades cotidianas e de trabalho.