A Campanha “Eu Me Cuido” do INTS, realizada no último Novembro Azul, reforçou a importância da prevenção e da atenção aos cuidados com o câncer de próstata. Como parte da Campanha e com o objetivo de orientar os seus colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, a UPA Feira de Santana, unidade do Governo do Estado da Bahia que é gerenciada pelo INTS, realizou ações internas com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Além disso, estima-se que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

“Vivemos quase dois anos de muitos desafios no enfrentamento à pandemia, mas não podemos nos esquecer que existem outras doenças que precisam de atenção e cuidado pessoal.  A campanha “Eu Me Cuido” do INTS demonstra o compromisso com os seus colaboradores, E, acima de tudo, demonstra o carinho e o zelo pelos profissionais que aqui laboram”, ressaltou Silvia Herranz, diretora administrativa da UPA Feira de Santana.

Os colaboradores da unidade foram convidados a participar de uma roda de conversa, na UPA, na última semana de novembro, que foi intermediada por Alexandre Araújo, Técnico de Segurança do Trabalho e pela biomédica Fernanda Lacerda. Na oportunidade, puderam tirar dúvidas e entender sobre os sintomas, tratamento e as causas da doença. Além do bate-papo, os colaboradores usufruíram de algumas ações promocionais, relativas ao autocuidado. A Clínica You Odontologia disponibilizou profilaxia dental gratuita, realizando agendamento prévio para atendimento na clínica. A Mary Kay ofereceu limpeza de pele exclusiva para o público-alvo masculino e a Feira Fitness, rede de academias feirense, realizou uma miniaula de ginástica laboral e alongamento.

Com três anos de UPA, no setor de Tecnologia da Informação, o colaborador Antônio Junior, destaca que achou o momento muito importante: “A palestra mostrou o quanto precisamos abrir a mente para o assunto. As ações foram muito bem pensadas para agradar o público-alvo masculino, demonstrando a atenção que a instituição dedica ao colaborador”.

A biomédica Fernanda Lacerda enfatizou a importância da prevenção, alertando que o C.A. de próstata é uma doença tratável, quando diagnosticada precocemente. “A chance de cura gira em torno de 90%, mas existe tanto preconceito em relação ao exame de toque. É nítido que, quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si foi nosso tema do bate-papo com os colaboradores. Foi um momento leve, descontraído, onde abordamos os principais fatores de risco do câncer de próstata, sintomas e dúvidas mais frequentes em relação ao toque retal e ao exame laboratorial de PSA – ambos realizados para diagnóstico da doença” – explicou ela.

A boa notícia é que o encontro alcançou o seu objetivo, pois teve uma excelente adesão dos colaboradores homens da UPA Feira. E não estiveram somente presentes, mas participantes, interagindo, questionando e se informando. Esperamos que se conscientizando também. É o INTS cuidando de quem cuida, todos os meses do ano!