Na tentativa de amenizar a saudade da família nos dias de Natal, a equipe de humanização do Hospital Espanhol visitou as enfermarias e UTIs, levando um pouco de leveza para os pacientes internados em isolamento e para os profissionais de plantão. Todos longe de suas famílias, durante o Natal. O grupo foi batizado de “Trenó Humano Musical”!

Alegria não dá para ter, mas leveza e música foram compartilhadas no maior Centro de Tratamento Covid do Estado da Bahia. “Uma palavra de atenção e carinho já faz a diferença para o paciente que está longe de sua família, numa época de união e confraternização, como é o Natal. Nós passamos a ser a família deles, aqui. E assim procuramos confortá-los, levando música e oração para os leitos” – comentou o musicoterapeuta Marcos Barbosa, responsável pelo carro-chefe da humanização no Hospital que é a musicoterapia.

O Hospital Espanhol conta com 160 leitos disponíveis – 80 de UTI e 80 clínicos – e a sua taxa de ocupação tem se mantido em torno de 50%, quase o triplo do percentual que chegou a atingir há dois meses. A Unidade que começou a funcionar em abril de 2020, já deu alta, até hoje, a cerca de 3.900 pacientes curados da Covid.

A dona de casa Djanira Muniz Oliveira, de 67 anos, moradora do Jardim das Margaridas ganhou de presente de Papai Noel e de Papai do Céu a cura da Covid e a sua alta. Passou o Natal em casa, junto à família, aproveitando o melhor presente natalino que já recebeu! Mas antes de deixar o Hospital, registrou em vídeo com a gente, o seu recado para a população: “Deixem de andar nos pagodes, fazendo festa. E usem máscara!”

O Trenó Humano Musical percorreu todas as enfermarias e UTIs do Hospital Espanhol. E esta rota de alto astral, salpicada de momentos de alívio teve como objetivo levar este clima para os pacientes e, também, para os colaboradores de plantão. Regina Almeida dos Santos trabalha há mais de um ano na área de Higienização do HE e externou sua alegria e descontração, na chegada do “Trenó”, na UTI 3, onde ela estava limpando o chão. Depois de dançar com a vassoura, seu instrumento de trabalho, também deixou um recado: “Gente!… Quer curtir, quer brincar, quer ser feliz?… Se vacine!”.

O clima de oração foi fortalecido com a paciente Rita de Cássia Moraes, 52 anos, dona de casa, moradora do Bairro da Paz. Ela também ganhou de presente de Natal a sua cura da Covid. Depois de 11 dias de internação, teve alta e enquanto aguardava a chegada da filha para irem para casa, ela recebeu a visita do “Trenó Humano Musical”, em seu leito 505 da Enfermaria 5C. Pediu para que todos juntos, fizessem uma oração de agradecimento pela sua cura e para emanarem saúde para o mundo. Assim foi mais um Natal, com o mundo em pandemia da Covid, no Hospital Espanhol. Saúde em 2022 para o mundo e para todo mundo!