Mais de 25 sacolas grandes do modelo reciclável foram arrumadas, contendo alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal , todos doados por colaboradores do Hospital Espanhol, para serem distribuídas entre famílias de pacientes da Unidade em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo na correria e no estresse do dia a dia, os colaboradores do HE não são solidários somente na assistência aos pacientes internados. A solidariedade acontece também extramuros, em trabalhos voluntários que realizam em instituições e no engajamento nas campanhas internas de doações que são frequentes na Unidade, sempre visando beneficiar o paciente que precisa.

Em dezembro/21, no clima solidário a que o mês remete, foi iniciada mais uma campanha de empatia e doação, entre as equipes do HE. Desta vez, para a arrecadação de itens alimentícios não perecíveis e itens de higiene. O destino destas doações? Lares de pacientes que durante o seu período de internação usufruem de mais conforto material e melhor alimentação do que na sua rotina de vida dura e cheia de ausências, fora do Hospital. É triste, mas é real.

Dois anos de pandemia e dois meses de arrecadação, o bom resultado é uma prova que os heróis da saúde, mesmo com as mentes e os corpos cansados, continuam com os corações aquecidos e sensíveis para pensar no outro e, também, naquele que está fora do ambiente hospitalar.

Equipe Multidisciplinar Solidária

Mesmo sem visitas presenciais permitidas, os contatos por parte do Hospital com os familiares são realizados diariamente. Boletins e telefonemas dos médicos, técnicos de enfermagem que realizam videochamadas, enfermeiros e psicólogos que buscam informações pessoais dos pacientes para contribuírem com a humanização na assistência, estreitam os laços entre família e hospital, em prol do bem-estar de todos. Além da base de todo o contato com a família que é realizado pelo Serviço Social.

“A equipe do Serviço Social foi fundamental na identificação das famílias dos pacientes que foram beneficiadas. Este apoio na triagem, identificação e contato, fez chegar as doações aos endereços certos” – comentou a enfermeira Larissa Carigé. Ela Coordena o Núcleo de Educação Permanente do HE e é membro da Comissão de Humanização, coordenada pela Gerente Operacional Claudiana Pereira, responsável pela implantação desta Campanha.

Todo o material doado foi sendo armazenado numa área da Sala de Acolhimento ao Familiar que fica num prédio separado das Enfermarias e UTIs, com todo o cuidado de proteção e higienização dos itens. Cerca de 25 sacolas foram organizadas com os itens doados para a distribuição às famílias contatadas de pacientes ainda internados e outros já com alta. Estas famílias foram convidadas para comparecer à Sala de Acolhimento do HE, no dia 22.02.2022, e receberem suas sacolas recheadas de solidariedade.

Larissa Carigé explicou que algumas sacolas ainda não foram entregues: “Porque, infelizmente, algumas famílias nos informaram que estavam sem disponibilidade de vir ao Hospital neste dia. Por falta de tempo, de dinheiro para o transporte, pela distância, ou por outros motivos pessoais. Mas que virão. E as sacolas permanecerão guardadas!” – afirmou ela.

As doações renderam o suficiente para a entrega às famílias selecionadas e uma parte do material, incluindo peças de vestuário em bom estado que também foram arrecadadas, será doada a instituições de acolhimento, onde alguns colaboradores do HE já realizam trabalhos voluntários. Porque no Hospital Espanhol é assim: a solidariedade transborda e se torna extramuros. Que seja exemplo! Nossa gratidão aos colaboradores envolvidos.