O ano de 2022 já está a todo vapor no INTS com o início da gestão das unidades de saúde de Caucaia, em Fortaleza. Entre Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospitais e Unidades de Atenção Primária (UAPs) são 50 espaços que já iniciaram a operacionalização e gestão através do Instituto, que tem a missão de qualificar ainda mais o serviço de saúde do município. O município de Caucaia encontra-se situado no Ceará e integra a Região Metropolitana da capital Fortaleza. A segunda maior cidade do estado cearense também faz parte dos locais que estão com o trabalho de gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS.

O auxiliar operacional do Hospital Municipal de Caucaia Abelardo Gadelha da Rocha, Carlos Frota, trabalha na emergência pediátrica há 12 anos. A chegada do Instituto foi celebrada, já que o colaborador presenciou as primeiras melhorias. “Até agora estamos ainda ansiosos, mas você já a nota a diferença no refeitório, muitos colaboradores para o atendimento ao cidadão e funcionários vendo o que precisa fazer e melhor”, afirma. O colaborador ressalta “que o INTS venha melhorar a qualidade da saúde em Caucaia, a humanização do atendimento e a qualidade de trabalho dos funcionários”.

De acordo com a coordenadora de qualidade assistencial do INTS, Júlia Moscovits, a implantação na região de Caucaia foi o maior desafio profissional, pois foram muitas unidades de saúde para compartilhar o novo modelo de trabalho. “Acredito que em pouco tempo a gente vai conseguir ver mudanças, sempre respeitando a regionalização, a cultura dos mesmos, mas juntos vamos construir um novo cenário de saúde. Estamos muito empenhados para que com pequenos passos atingimos grandes objetivos”, afirmou.