A homenagem ao Dia das Mães, no Hospital Espanhol, começou desde o dia 5 de abril – Dia dos Filhos. A ideia foi celebrar as relações parentais, durante um mês – de abril a maio, independente das construções familiares, humanizando, ainda mais, o ambiente hospitalar. A proposta executada foi a criação de murais fotográficos, nos setores, contendo fotos de colaboradores com suas mães e/ou com seus filhos, afilhados, pets… O importante era espalhar pelo HE imagens familiares dos colaboradores, em momentos de eternização do amor maternal.
A ideia surgiu no Núcleo de Educação Continuada, coordenado pela enfermeira Larissa Carigé, que também é membro da Comissão de Humanização do Hospital Espanhol. “O acolhimento ao colaborador e o reforço à sua sensação de pertencimento à instituição foram os principais objetivos desta homenagem. Além de haver as trocas interpessoais, com cada um contribuindo individualmente para a montagem dos murais. E tivemos um excelente resultado! Cada um mais bonito do que o outro” – explica Larissa Carigé que apoiou a execução e prestigiou as exposições, visitando os murais, algumas vezes, no período de um mês.
Não foi estipulado um padrão para as montagens. Apenas uma determinação do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar: os murais deveriam ser plastificados para que pudessem ser higienizados. Afinal, o HE é um Centro de Tratamento para Covid!
A criatividade coletiva e objetiva que os profissionais de saúde praticam durante os seus plantões, também foi utilizada para a definição e criação dos murais, em casa setor. Mas de forma muito mais leve e com direito a muita emoção. Quando prontos, os murais evidenciaram a personalidade do setor. Nós visitamos cada mural e conversamos com colaboradores que colocaram suas fotos na exposição.
Emoções externadas em depoimentos
“Eu gosto muito de trabalhar aqui, porque somos sempre lembrados e homenageados nas datas especiais. Isto é tão importante. Nos motiva. Para nós, mães, o plantão é constante. Saímos daqui da UTI e vamos para casa, assumir o plantão de lá. A gente não para, mas é feliz!” Este é o relato da colaboradora Alessandra Correia, Técnica de Enfermagem da UTI 2, mãe de três filhos e de um gato.
Lorena Tourinho, Coordenadora do Serviço Social em exercício, é mãe de Camila que tem nove anos e é chamada de “princesa da mamãe”. “Começar o nosso dia de trabalho aqui, visualizando nossas fotos familiares mexe completamente com a rotina, de forma positiva. O lado emocional e materno sempre fala mais alto. Depois de ser mãe, muda tudo, muda a forma de se ver o mundo. E ao chegar na sala, ver as fotos de minha filha e de minha mãe que é minha referência, dá saudade, mas me fortalece!” Assim, a Assistente Social Lorena Tourinho descreve a sua emoção e o efeito que o mural tem feito nela, na rotina de trabalho.
Na área da Nutrição, encontramos a nutricionista Milena Caribé admirando o painel de fotos que ainda a emociona e faz escorrer lágrimas dos seus olhos, depois de um mês de exposição. “Já trabalhei em diversas empresas, mas esta foi a primeira vez que tive e estou vivendo uma homenagem tão tocante e duradoura. Tem um mês que nos sentimos homenageadas, diariamente” – contou Milena que é mãe de Clara, 11 anos, e de Ciziane, três anos.
A mãe da dupla de Marias, Maria Vitória com oito anos e Maria Isabela com três anos, Djane Ribeiro, Supervisora Administrativa do HE, falou com a voz embargada pelo choro de amor: “Eu fiquei muito feliz com esta homenagem. A ideia do mural me deixou emocionada. Eu sou emotiva e cada vez que vejo as fotos das minhas filhas, aqui no trabalho, me emociono. Eu amo minhas filhas!”
É, Larissa Carigé… a Humanização é o seu lugar! A ideia de trazer um pouquinho dos amores maternais em fotos para o ambiente de trabalho, rendeu e surpreendeu. As emoções seguem motivando os colaboradores, na homenagem de um mês que virou a homenagem de milhões… de amores!
Marília Simōes
mtb 1474ba