Nesta quarta-feira (18), a ação de Nutrição promovida pelo Instituto de Responsabilidade Social INTS – IRSI completa 5 anos de atividade. Desde 2017, já foram realizados mais de 24 mil procedimentos para aproximadamente 41 mil pessoas no Estado da Bahia.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Nutrição, Laiana Carvalho, o propósito do projeto é levar conhecimento para as pessoas, desmistificando conceitos criados sobre o que é ter uma alimentação saudável. “Foram 5 anos de diálogo em Instituições de ensino e asilos, orientando e falando o que as crianças e idosos precisavam ouvir. Dando-lhes, sobretudo, a oportunidade de se expressarem, numa troca saudável de conhecimentos e de práticas que os ajudassem e os incentivassem a corrigir possíveis falhas, encorajando-os de maneira lúdica. Realizamos atividades práticas para uma alimentação saudável e conscientizando os participantes de que alimentação saudável é rotina e deve ser constante, sem esperar resultados imediatos para que não haja frustração e descontinuidade do novo conhecimento adquirido. Nosso objetivo é plantar a semente”, destaca Laiana.

A coordenadora ainda reforça a importância do projeto na vida das pessoas. “Nosso desafio começa em despertar na criança a coragem de experimentar o novo e a partir daí ensiná-la que a alimentação saudável não se trata de regras, mas de uma compreensão sobre os benefícios da nutrição para o resto da vida. A relação com o alimento precisa fazer sentido para as crianças, para que elas levem o que aprendeu para suas casas e possam praticar fora do ambiente escolar”, explica.

Ao longo dos anos, o programa foi ganhando um formato cada vez mais adaptado às necessidades das comunidades e das pessoas que participam, mas alguns princípios do Programa de Nutrição permanecem os mesmos. Segundo Laiana, a comida deve ser “se possível, não apenas nutritiva, mas gostosa, variada, e bem apresentada. Comer alimentos de diversas consistências e sabores é um fator de enriquecimento cognitivo que deve ser amplamente explorado”, finaliza.

O Projeto de Nutrição é realizado em instituições de Salvador, em São Paulo e em Caucaia, litoral do Ceará. No dia em que o projeto celebra 5 anos de atividade a equipe do IRSI comemora com um balanço positivo da atuação e já traça novos objetivos de expansão para próximos anos.