A equipe de enfermagem da UPA de Feira de Santana também recebeu homenagens à semana de Enfermagem. Entre os dias 9 e 13 de maio, diversas ações foram realizadas para essa importante equipe de saúde. Nos três primeiros dias, ocorreu o Momento “Quem cuida também é cuidado”, no qual foi promovido sessões de massoterapia, ventosa, massagem dos pés e também de cuidados com a pele e maquiagem; ações que ocorreram na área externa da unidade e permitiu que as equipes, que estavam de plantão, pudessem aproveitar de momentos de relaxamento e cuidado, gerando o sentimento de reconhecimento e pertencimento! Já nos dias 12 e 13 de maio, foram realizadas palestras no auditório da faculdade Uninassau.
Foi idealizado momentos para o desenvolvimento profissional e também pessoal, abordando temas que estende a teoria-prática da profissão, uma proposta que enfatizou o empoderamento do profissional da enfermagem! Pensando nisso, o evento teve como tema central ‘ O Protagonismo da Enfermagem’. No turno da manhã no primeiro dia, representantes dos Sindicatos dos Enfermeiros(SEEB), dos Técnicos de Enfermagem e do COREN, e eles apresentaram os avanços, desafios e perspectivas sob a ótica de cada uma dessas instâncias.
No turno da tarde, Dra Evanilda Cerqueira, apresentou seu memorial, um verdadeiro caso de sucesso e encantou a todos com sua linda trajetória e também a presença da Enfermeira e Empresária Juliana Monteiro, que discutiu sobre o Mercado de Trabalho da Enfermagem no Brasil. Para finalizar esse dia de atividade ocorreu uma série de homenagens à equipe, no qual cinco integrantes receberam o título de profissional destaque, reconhecimento que partiu de votação da própria equipe. E no dia 13 de maio, a proposta de trabalho teve uma série de dinâmicas e atividades que focaram o sujeito profissional e as práticas para o desenvolvimento pessoal também. Depois foi iniciado com Zenilda Silva, coordenadora corporativa de melhoria contínua, falou um pouco sobre propósito profissional e o empoderamento do sujeito.
“Enquanto enfermeira, integrante da equipe de enfermagem da UPA Feira e membro organizadora deste evento, fiquei muito feliz com a proposta e ainda mais com o resultado final; vejo que vivenciamos dias muito importantes e valorosos para os profissionais, no qual alguns puderam ressignificar todo um sentimento histórico da profissão e transvestir uma versão de enxergar que a profissão é a engrenagem da saúde e que a enfermagem pode ser e fazer muito mais!”