Maio é o mês da enfermagem e todo dia é dia de cuidar, na rotina da assistência hospitalar. Mas… quem cuida de quem cuida? O INTS cuida. Cuida de seus colaboradores. E durante o mês de maio, a equipe de enfermagem do Hospital Espanhol, com 332 profissionais, recebeu cuidados especiais.

Painel dos Anjos

O painel com asas de anjos, que serviu de cenário para fotos, foi um presente que fez sucesso entre os colaboradores e em diversos veículos da imprensa. Rendeu motivação, alegria, fotos lindas, autoestima e mídia positiva.

“Os nossos anjos estão sendo homenageados em tantos lugares… Este reconhecimento pelo trabalho é muito gratificante. Os colaboradores gostaram tanto do painel que pediram para manter disponível por mais vezes” – comentou a Gerente de Operações do HE, Claudiana Pereira, responsável pela organização desta ação interna que se tornou extramuros, tamanha a proporção de divulgação e compartilhamentos em redes sociais.

Cuidados com o corpo

No encerramento da Semana da Enfermagem, no dia 20 de maio, foi dia da equipe de plantão “sextar”, tendo a chance de relaxar por alguns instantes da rotina corrida e estressante de um hospital para tratamento da Covid. O dia foi para cuidados corporais, sob o comando do biomédico Marcelo Andrade, especialista técnico em quiropraxia, acupuntura e massoterapia clínica/oriental. Ele passou o dia no HE, disponibilizando seus serviços técnicos, sua empatia com colegas da área de saúde e, acima de tudo, a doação de humanização e cuidado com o próximo, a convite da Enfermeira Jandnir Campos, Coordenadora da UTI 5 do HE. Tui-ná que é uma massagem chinesa, ventosoterapia, auriculoterapia e cranioacupuntura foram as técnicas praticadas por Marcelo, nos colaboradores. A ação aconteceu no lounge do prédio onde funciona o administrativo, com janelões lindos de frente para a Baía de Todos os Santos. Só a vista, já ajuda a relaxar. E este é um dos privilégios do HE!

“A experiência foi gratificante! Estes momentos são muito importantes para elevar a consciência corporal, melhorar o relacionamento interpessoal das equipes de profissionais e aliviar as tensões músculo-esqueléticas, decorrentes da dinâmica laboral” – explicou Marcelo Andrade.

Para Jandnir Campos, o dia 20 de maio no HE foi um exemplo positivo de sensibilização da necessidade das práticas integrativas no cuidado com o cuidador. “Foi bem bacana! Acabamos contemplando outras equipes, além da enfermagem, com o atendimento. E percebemos a receptividade do profissional de saúde, em ser cuidado. A gestão do INTS tem sempre esta preocupação em cuidar de quem cuida” – ressaltou a enfermeira.

Muito obrigado, Jand! Muito obrigado, Marcelo! Os cuidadores de todos os dias ficaram muito gratos por serem cuidados por alguns momentos, pelas suas mãos mágicas. Gratidão!

Ginástica Laboral

A dupla fisioterapia & musicoterapia quando entra em campo junta, sempre aumenta o placar para a qualidade de vida. Esta dupla já é conhecida, apreciada e muito querida no HE. Tanto pelos colaboradores, como por pacientes. Mas em maio, ela também se dedicou a cuidar, da equipe de enfermagem. E foi show em campo! A gente conta tudo na próxima matéria. Porque o assunto é bom demais para ser contado em um parágrafo.

O maio da enfermagem se foi e deixou boas lembranças, no HE. Agora o foco será no Junho Vermelho – mês da doação de sangue. Vamos doar! Doar sangue, doar vida, doar saúde, cuidando de quem precisa.