Nessa quinta-feira, 9, é celebrado o Dia da Imunização, uma data para chamar a atenção sobre a importância das vacinas e como elas ainda são um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções atuais e futuras.

E para reforçar a relevância desse tema, a Dra. Giovanna Orrico, Médica Infectologista no INTS, listou pontos fundamentais sobre os benefícios da vacinação. “Existem diversos motivos pelos quais nós devemos nos vacinar, o primeiro deles é evitar doenças que são imunopreveníveis, ou seja, doenças que são evitadas através da vacina, como sarampo, caxumba, rubéola, a própria gripe ou Covid. Então diversas doenças, que ao longo do tempo fomos conseguindo diminuir e até erradicar, como é o caso da pólio, com a vacinação em massa”, destaca.

Manter o calendário vacinal em dia é um ato para o benefício individual e para o bem coletivo e esse também foi dos pontos que a Dra. Giovanna trouxe. “O segundo motivo, bastante importante também, é que quando me vacino, eu protejo as pessoas ao meu redor. Então eu faço um bolsão de proteção, não só para a minha família, para os meus amigos e também para os meus colegas de trabalho. Então, se eu não me infecto, eu também não transmito essa infecção para as demais pessoas. Então eu faço a imunidade coletiva, uma imunidade que não se restringe apenas a mim, mas a todas as outras pessoas”, reforça.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da imunização, confira no link o vídeo com conteúdo completo e com mais motivos para manter a vacinação em dia!

Foto: Luciano Carcará | Comunicação INTS