A Educação Permanente para os colaboradores do Hospital Espanhol segue ativa com uma promoção média de dois a três treinamentos / mês na unidade. Reciclagens teóricas e, principalmente, práticas para a equipe da assistência é uma das prioridades. Neste mês de junho, um dos treinamentos, que foi realizado no dia 9, teve o foco na parte de manejo técnico de equipamento. A reciclagem foi para o manejo das bombas de infusão, tendo como orientadora uma profissional da empresa terceirizada que aluga este tipo de equipamento para o HE.

A bomba de infusão é um equipamento médico destinado à administração de fluidos, como medicamentos e nutrientes, que são ministrados de forma controlada no corpo do paciente, em geral pela equipe de enfermagem, de acordo com a sua necessidade e estabelecidos por prescrição médica.

O treinamento foi desenvolvido pela equipe de Engenharia Clínica do Hospital Espanhol. Maria Cristina Esteves é Coordenadora da Unidade de Manutenção do HE e acompanhou todo o treinamento para a equipe de enfermagem. Ela explicou que as reciclagens periódicas são necessárias para o aperfeiçoamento dos profissionais na capacidade de uso da máquina. Esta não é a primeira vez que acontece um treinamento como este, voltado para o manejo de máquinas utilizadas de forma direta nos cuidados ao paciente. “Já realizamos outros, em que as turmas tiveram de 25 a 30 profissionais participando. Percebemos que este é um número grande para o treinamento prático. Agora temos feito, além da parte teórica para os grupos, aulas práticas, nos próprios setores, para um número pequeno de colaboradores daquela área, otimizando o tempo e o aprendizado” – completou Maria Esteves.

O INTS cuida, cuida de quem cuida e cuida da educação permanente dos seus colaboradores!