Final de semestre é um período importante para estudantes. É quando acontecem avaliações e apresentações de trabalho e, com os alunos da Universidade Católica em Salvador, esse momento contou ainda com um desafio extra – apresentar o projeto de conclusão do semestre para uma banca avaliadora composta por profissionais da instituição e do mercado. Esse mês, (11/6), Thiago Galderice, Gerente de TI do INTS, representou o INTS na Banca de avaliação realizada com os alunos do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Engenharia de Software da UCSal. No evento, os calouros apresentaram as ideias de software que foram pensadas em equipes e desenvolvidas durante todo o primeiro semestre. No final, os trabalhos são julgados por uma banca de pessoas do mercado.

 

No INTS, dos nove profissionais de desenvolvimento da área de tecnologia, cinco vieram da Instituição, fruto da parceria do Instituto com a Católica. Thiago participa como avaliador das bancas destes seminários e, além de avaliar trabalhos, já consegue identificar futuros profissionais que possam participar de processos seletivos em oportunidades de estágio e emprego no INTS. “Esse é um movimento importante para os estudantes que ingressam na Faculdade e estarmos ali, representando o mercado, já direciona os estudantes em suas carreiras. É também uma importante contribuição para aqueles que estão iniciando sua trajetória profissional”, reforça.

 

A UCSal foi uma das primeiras instituições de nível superior na Bahia e desde o início sempre teve uma visão de formar egressos que fossem empreendedores na área de Tecnologia da Informação. Osvaldo Requião, é coordenador dos cursos de Informática da Universidade e reforça a importância de iniciar a trajetória acadêmica com a visão de empreendedorismo. “Estas sementes iniciais plantadas desde o primeiro semestre (como nesta apresentação) vão gerando ideias que podem ser trabalhadas ao longo do curso e que tem gerado algumas participações em Editais, lançamento de produtos e criação de Statrups e empresas pelos alunos”.

 

Osvaldo, destaca ainda a inovação adotada nos cursos da UCSal, que tem elevado o nível dos profissionais que entram no mercado de trabalho. “Somos uma das primeiras instituições no Brasil a oferecer o curso de Bacharelado em Engenharia de Software que é a modalidade mais nova na área da computação no Brasil e a forma como a matriz do curso foi pensada tem estimulado os alunos a um processo mais maduro de vivência com uma linguagem de programação que tem gerado índices de aprovação altos quando participam de processos seletivos nas empresas em que concorrem às vagas”, destaca.

 

Esse foi o caso do Eduardo Carvalho, Analista de sistemas da equipe de Galderice. Eduardo também participou do Seminário de Introdução à Engenharia de Software da Católica e passou pela banca examinadora, um processo que abriu portas para o mercado de trabalho. “Conhecer pessoas do mercado é muito importante e ajuda bastante quando estamos buscando oportunidade de empresa. Conheci o INTS através do Thiago, que fez parte da minha banca e hoje, depois de aprovado em um processo seletivo, faço parte do INTS há mais de um ano. Atualmente, exerço a responsabilidade tanto do desenvolvimento quanto do gerenciamento do BI (business intelligence) do Instituto, utilizando Power BI como ferramenta principal do meu trabalho”, destaca Eduardo.

 

Luciano Lemos, Diretor de Tecnologia e Infraestrutura do INTS, também avalia a participação do INTS nesses momentos das Instituições de ensino com bons olhos. “Nosso papel é passarmos para os alunos, que estão iniciando sua trajetória, a importância de estarem conectados com o mercado de trabalho desde o primeiro semestre e que o campo de trabalho é bem diversificado. Além disso, nossa presença ajuda na construção da imagem e fortalece a reputação do INTS juntos aos alunos, pois temos também uma oportunidade de apresentarmos o trabalho que fazemos na área de tecnologia dentro do contexto da saúde”, reforça Luciano.

Fotos: Divulgação INTS