Em agosto é comemorado mundialmente o mês de luta pelo incentivo à amamentação, também conhecido como agosto Dourado. O INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, promoveu durante todo o mês de agosto, uma campanha de conscientização, sobre a importância da Amamentação, em diversas unidades pelo Brasil. A amamentação pode salvar a vida de centenas de crianças, pois o leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas, como os sistemas imunológico, neurológico e metabólico, além de trazer benefícios para a mãe.

Na Região SACA, em São Paulo, a enfermeira Daniela Daniele, consultora em amamentação da UBS Cidade Júlia, foi escolhida como palestrante, para falar sobre o tema, na DRE (Diretoria Regional de Ensino) Santo Amaro. “Os bebês estão sendo matriculados cada vez mais cedo nos CEIs e, portanto, as equipes devem estar preparadas para receber, armazenar, aquecer e oferecer o leite materno ordenhado. As Unidades também devem abrir suas portas para aquelas mães que desejam e têm disponibilidade para ir até lá amamentar seus filhos.”, conta Daniela.

Para Daniela, quando se tem o acolhimento humanizado, uma equipe engajada e um local preparado para a amamentação, os eixos de um CEI “amigo do peito”, são alcançados. As palestras aconteceram nos dias 17 e 24 de agosto, para os profissionais das CEI (Centro de Educação Infantil). “Eu me sinto muito grata pela oportunidade de poder falar sobre a importância da amamentação para os bebês, para quem amamenta e para a sociedade, afinal, o aleitamento materno é a maneira mais sustentável de nutrir um ser.”, completa.