O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, teve sabor especial no Hospital Espanhol. Sabor de carinho, admiração e homenagem às profissionais que planejam, prescrevem, avaliam, provam e cuidam das refeições hospitalares de todos os dias, para pacientes e colaboradores. E, desta vez, quem deu sabor à homenagem foi a equipe que transporta e serve as refeições: a equipe de copeiras!

Um lanche vespertino diferente, farto e surpresa, com mesa cheia, arrumada e florida, no Refeitório do HE, foi organizado pela copeira Sueli Sampaio com o apoio das suas colegas de função, para celebrar o Dia da Nutricionista, na tarde do dia 31 de agosto. E é claro que teve a voz e o violão de Marcos Barbosa, musicoterapeuta, puxando o coro dos presentes e fazendo as homenageadas dançarem. Se é HE, tem música no cardápio.

Dona Su, como é chamada pelos colaboradores do Hospital Espanhol, é dona de um dos sorrisos mais bonitos da Unidade. Sim, mesmo com a máscara a gente enxerga o sorrisão no seu olhar e na sua face inteira. Ela está no HE desde que o hospital reabriu como um Centro de Tratamento Covid, em 2020. Leva o cafezinho bem quentinho aos setores, serve o almoço no refeitório… “e você, meu filho, quer o quê?!”e cumprimenta todos nas suas andanças pelo imenso Hospital. Nunca a vimos triste ou mal-humorada. E quando encontra uma sessão de musicoterapia acontecendo pelos corredores, se une ao grupo, canta e dança. Afinal, a música une, as refeições satisfazem e o carinho renova.

O Dia é do Nutricionista e não do Copeiro. Este já passou e foi em 27 de abril. Mas Dona Su é pauta para todos os dias. Figura quase folclórica do HE. E como partiu dela a ideia de homenagearem as nutris, ela também merece fazer parte desta singela e amorosa materinha.

“Nossas nutricionistas transformam a alimentação em qualidade de vida. Estão sempre dispostas a cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar. Por isso, era impossível deixar que a data de 31 de agosto passasse despercebida. É o dia delas! E todos damos os parabéns a elas.” – falou e disse a copeira sorridente Sueli Sampaio.

A Coordenadora de Nutrição do HE, Aline Luquini, presente à homenagem, agradeceu em nome dela e de suas colegas: “Toda a equipe está muito grata por ser lembrada com tanto carinho, nesta surpresa tão bonita que foi feita para nós. Agradecemos a todos a demonstração deste amor que com certeza é reflexo do melhor que damos para fazer o nosso trabalho em equipe, servindo os pacientes e colaboradores das unidades”.