Reike em palestra e em sessões, para colaboradores do Hospital Espanhol

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Depois de palestra introdutória, durante este mês de setembro, os colaboradores do Hospital Espanhol estão recebendo sessões de reike, às quintas-feiras.

No HE, o mês de setembro começou com palestra sobre reike para os colaboradores. Na tarde do dia 8, o médico psicanalista Heldon Patriarcha, especialista em saúde e espiritualidade, ministrou a palestra “O que é o reike e sua aplicabilidade”, para um grupo com cerca de 40 colaboradores, em que muitos nunca tinham ouvido falar sobre o reike.

E o que é o reike?

“O reike é uma técnica que usa a energia universal vital, ajudando não só na cura física, como na mental, na emocional e na espiritual. O reike desbloqueia a energia, regulando o seu fluxo, reequilibrando a saúde e o bem-estar, através dos chakras que são os centros energéticos, distribuídos pelo corpo. E a sua prática é feita pelo terapeuta especializado ou o mestre de reike, por meio da imposição de suas mãos, nos chakras da pessoa atendida” – explica o médico Heldon Patriarcha.

A palestra, promovida pelo NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Espanhol, teve o objetivo de esclarecer o conceito do reike e os benefícios da sua prática. Isto para a compreensão e conscientização do profissional de saúde sobre esta terapia de medicina alternativa que é secular. Esta apresentação introdutória serviu para aqueles que não a conheciam e que terão a chance de recebê-la, semanalmente, nos plantões diurnos das quintas-feiras do Setembro Amarelo.

O reike é de origem oriental, iniciado nas primeiras décadas do século XX e foi reconhecido pela OMS em 2017. No Brasil é oferecido pelo SUS como Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Assim como a arte-terapia, a meditação e a yoga.

No HE, o reike surpreendeu e agradou

Rogério Nascimento é enfermeiro da UTC – Unidade Transitória de Cuidados do HE, participou da palestra e recebeu do médico Heldon Patriarcha uma aplicação de reike, assim como todos os presentes que também quiseram. Ao término, aparentemente relaxado e meio sonolento, o enfermeiro comentou: “Dá para sentir uma diferença muito grande, entre o antes e o depois de receber o reike. Nós que somos da assistência, ficamos muito tensos, com noites perdidas, dores nas costas… E deu para dar uma relaxada”. Ele não tinha conhecimento sobre a função e os benefícios do reike, na área de saúde. “Inicialmente, eu achava que era uma religião, não sabia o quanto pode ajudar na cura, como medicina alternativa. Então, na palestra de hoje, ampliei meus conhecimentos e ainda saí me sentindo melhor do que cheguei” – contou o enfermeiro.

Uma colega de Rogério Nascimento, técnica de enfermagem da UTC do HE, Maria Cristina da Cruz, também nunca tinha ouvido falar sobre o reike. Teve o seu ministrado pelo palestrante e comentou, após a sessão: “O que mais me chamou atenção foi o conhecimento que adquiri sobre a possibilidade da troca de energia para o reequilíbrio e bem-estar. Quando me sentei para receber o reike, estava com dor de cabeça. Senti a energia das mãos de Dr. Patriarcha e a dor passou”.

O médico Heldon Patriarcha contextualizou a proposta da realização da palestra para os colaboradores do HE: “A redução e alívio do estresse, de dores musculares e de fadigas são alguns dos inúmeros benefícios que o reike proporciona. Portanto, é uma terapia bem adequada para o perfil dos profissionais que atuam no Hospital Espanhol, lidando com pacientes em quadro de covid”.

Cuidar de quem cuida é lema, é tema e é prática do INTS. Cuidar da saúde do colaborador é cuidar do seu maior recurso, o humano, que cuida da saúde de milhares de pessoas beneficiadas em centenas de unidades de saúde sob a sua gestão.

“O INTS está de parabéns! Por esta preocupação com a gente, por este cuidado com os seus colaboradores. Quero parabenizar de verdade e agradecer de coração à instituição” – fez questão de ressaltar a técnica de enfermagem, Maria Cristina da Cruz. E ela tem toda razão. Não é à toa que nosso coração é INTS!

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais