Campanha de conscientização à saúde mental é realizada na UPA Jurema, em Caucaia  

20 de setembro de 2022

Confira também as nossas redes sociais:

Logo na entrada da recepção na UPA Eduardo de Castro Pessoa de Lima, localizada no bairro Jurema, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, uma frase destaca: “A gentileza é o jeito mais bonito de ser sol no dia nublado de alguém”. A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo INTS pela vida que conscientiza sobre a importância de cuidar da saúde mental. Todos os dias desta semana, haverá uma programação especial para pacientes e colaboradores com foco na saúde mental.

 

Utilizar a música como um recurso para acalmar e trazer mais conforto foi uma das atividades desta segunda-feira (19) para os pacientes e colaboradores da UPA da Jurema. Durante a manhã, além da apresentação de música ao vivo, os pacientes foram surpreendidos com mensagens motivacionais entregues pelos colaboradores. “Nosso objetivo é acolher os pacientes para oferecer assistência com humanização e proporcionar bem-estar. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para quebrar o preconceito de que a busca do psicólogo é uma necessidade apenas para quem está com problemas psíquicos, cuidar da saúde mental é uma prática necessária para todos”, disse, Fernanda Azevedo, gestora da UPA.

Cuidar da saúde mental de quem cuida dos pacientes é também parte da campanha. Nesta segunda-feira os colaboradores participaram de uma dinâmica que abordava sinais e sintomas de pessoas com depressão e pensamentos suicidas. Numa roda de conversa os participantes puderam debater sobre o assunto e foram orientados sobre como agir e quais locais procurar para receber o apoio emocional.

Comece Espalhando Amor

Para abordar o tema da saúde mental com os colaboradores foi desenvolvida a campanha interna “Comece Espalhando Amor”. No corredor da unidade de saúde o Mural da Motivação Diária traz bilhetes destinados aos colegas de trabalho. São vários envelopes amarelos com o nome de cada funcionário. A mensagem chega como um abraço e tem colaborador fazendo coleção na mesa de trabalho. “Eu sinto reciprocidade. Vejo que essa é uma forma de motivar alguém com uma palavra amiga. É demonstrar que você se preocupa com o outro. Eu sinto gratidão por ter recebido tantas palavras carinhosas” disse, Bárbara Magalhães, auxiliar administrativa.

A campanha traz também o “Pote da Gratidão”, onde os profissionais podem expressar os sentimentos e escrever os motivos que têm para agradecer. Todos os dias os colaboradores têm o hábito de lerem uma mensagem deixada por um dos colegas. “Uma mensagem positiva pode deixar o dia do outro mais feliz. É uma das maneiras da gente fazer a diferença na vida das pessoas e dos nossos colegas, porque às vezes o problema pode estar aqui do nosso lado e a gente não consegue enxergar”, explica Fernanda Azevedo.

A programação segue até sexta-feira (23) com palestras, atividades lúdicas e oficinas para os colaboradores. 

UPA Jurema

A UPA da Jurema é uma das unidades de saúde de Caucaia gerenciadas pelo INTS. Funciona 24h e presta atendimento adulto e pediátrico para pacientes de aproximadamente nove bairros do municípios. Cerca de 9.000 pessoas são atendidas por mês na unidade de saúde.