Samu leva treinamento de primeiros socorros para novos GCMs de Mogi

26 de setembro de 2022

Confira também as nossas redes sociais:

Os 30 novos GCMs (Guardas Civis Municipais) contratados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes já estão na fase de treinamento, que deve durar seis meses. Nesta semana, eles concluíram a etapa relacionada à instrução para atuação em casos que envolvam primeiros socorros. A formação ficou a cargo do Samu Regional 192 Mogi das Cruzes, que, sob a gestão do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), é um dos principais parceiros da Prefeitura de Mogi das Cruzes na área da saúde.

Marcio Augusto Gomes é comandante da Romo (Rondas Ostensivas com Motocicletas), mas fez questão de comandar o pelotão de alunos guardas no curso de formação, isto é, fica responsável pela interlocução entre os alunos e a coordenação do curso. Para ele, é importante repassar os valores que ele adquiriu ao longo de sua experiência de 17 anos.

“Hoje se encerra a instrução de primeiros socorros, uma das principais etapas do curso. Isso é fundamental na formação dos alunos, haja vista eles se depararem com uma situação de urgência e emergência na rua e poderem auxiliar o público. Existem casos em que a GCM atuou nos primeiros socorros, salvando vidas. Então, esse curso de primeiros socorros é fundamental na formação dos guardas.”

Responsável pelo treinamento, o enfermeiro do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Samu, Fábio Caxico, explicou que o objetivo do curso é oferecer mais qualidade de atendimento aos mogianos. “Um curso de 42 horas, onde o objetivo é qualificar os alunos em noções de primeiros socorros, para que eles possam atuar nos primeiros atendimentos. E como solicitar o Samu de uma forma adequada, porque muitas vezes eles vão chegar primeiro na ocorrência. Eles chegando, podem solicitar de acordo com o que estão vendo”, concluiu.

HDSA valoriza profissionais na Semana da Enfermagem 2026

HDSA valoriza profissionais na Semana da Enfermagem 2026

Programação destacou o protagonismo da equipe com atividades de acolhimento, reconhecimento e bem-estar Com o tema “Nos Bastidores do Cuidado”, o Hospital Dia Santo Amaro (HDSA) realizou, nos dias 12 e 13 de maio, atividades da Semana da Enfermagem 2026. A programação...

ler mais
IRSI celebra Dia da Família no CRAS Lobato, em Salvador

IRSI celebra Dia da Família no CRAS Lobato, em Salvador

No dia 25 de maio, o Instituto de Responsabilidade Social do INTS (IRSI) realizou uma ação especial em comemoração ao Dia da Família, promovendo um momento de reflexão, integração e fortalecimento dos vínculos familiares junto aos usuários do CRAS Lobato. A...

ler mais
Visão geral de privacidade

Leia nossa politica de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

IMPORTANTE

Cookies de Sessão: são temporários e permanecem até que a página web ou o navegador sejam fechados. Podem ser utilizados em e-commerce (para o USUÁRIO continuar navegando e não perder o que colocou no carrinho, por exemplo), para analisar padrões de tráfego na internet e para proporcionar melhor experiência e conteúdo contextualizado aos USUÁRIOS.