Para além do amarelo, cor temática do combate ao suícidio, o mês de setembro também é marcado pelo verde, através de campanhas de valorização dos direitos da pessoa com deficiência. Por isso, para marcar a ocasião, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, em Mogi das Cruzes, SP, promoveu uma palestra sobre inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Ministrada por Ricardo Pedroso, que também possui deficiência visual, a palestra abordou de forma prática os desafios enfrentados no dia a dia pelos deficientes e as formas de superá-los com ajuda da inclusão que pode ser proporcionada por toda sociedade.
O técnico de enfermagem da Upa Oropó David Silva foi um dos participantes do encontro e destacou como muito esclarecedor e instrutivo a fala do palestrante. “Agradeço muito a participação dele, isso abriu um pouco a nossa mente, sobre o nosso dia a dia, e a forma que a gente se porta com essas pessoas que têm deficiências, não as visuais”, afirmou.
Em todo Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é uma data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos.