PDL: Visão sistêmica na gestão SUS é tema de treinamento líderes 

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) do INTS chegou ao seu segundo módulo, no último dia 25 de setembro, reunindo lideranças do Instituto na Bahia, São Paulo e Ceará. Sob a condução de Luciana Peixoto, diretora de implantação, líderes discutiram sobre o domínio da visão sistêmica na gestão de unidades do SUS. 

Pela primeira vez, o PDL acontece na sede do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde em Salvador, com transmissão via internet para líderes reunidos nas principais unidades administradas pelo Instituto. 

Para Luciana Peixoto, diretora de monitoramento, controle e implantação do INTS, abordar e desenvolver nos líderes a visão sistêmica sobre o negócio é fundamental para fortalecer as decisões e o cumprimento das obrigações contratuais do Instituto. “Isso favorece o diálogo entre as partes, faz com que a gente entenda cada vez mais que somos um só INTS, mas somos muitos. Ou seja, o todo não é simplesmente a soma das partes, é muito mais que isso, afinal é feito por pessoas”, resumiu a gestora. 

Visão sistêmica pode ser definida como uma capacidade profissional que permite ver as organizações como um todo. Com isso, é possível identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram, como é a produção e a entrega dos serviços ao consumidor, no caso do INTS, ao usuário do Sistema Único de Saúde. 

Presente no encontro, em Salvador, Priscilla Souza, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Brotas, comentou sobre a importância do tema em sua rotina de gestão. Para ela, é fundamental também que os colegas entendam e absorvam esse conteúdo. “Às vezes, a gente percebe que existe uma dificuldade de entendimento que nós, enquanto INTS, somos um só. É extremamente importante que tenhamos visão macro do negócio para eficiência das nossas entregas”, afirmou.

O PDL é dividido em quatro módulos. O primeiro, conduzido por Zeni Silva, discutiu sobre comunicação assertiva e feedback. No próximo dia 11 de outubro, acontecerá o terceiro módulo sobre gestão de tempo, com condução de Ian Cunha, superintendente geral do INTS.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais