Através do SUS, Unidades de Saúde da Família promovem a puericultura 

19 de maio de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

 O acompanhamento médico periódico permite identificar precocemente distúrbios de crescimento, desenvolvimento físico, mental ou nutricional em crianças e adolescentes. Essa prática é chamada de puericultura, e as Unidades de Saúde da Família (UFSs) administradas pelo INTS são grandes aliadas na promoção deste serviço para os usuários do SUS. 

Na Cidade de Suzano, em São Paulo, por exemplo, é na USF do Jardim Europa que a população tem acesso a consultas, exames, e orientações educativas que ajudam na prevenção de doenças e na observação dos riscos e vulnerabilidades sob os quais podem estar submetidos pacientes de 0 a 18 anos. 

A pequena Mirela Prado, de apenas 3 meses, é uma das crianças beneficiadas pelo serviço prestado na UFS em Suzano. Acompanhada pela mãe, ela passou pela primeira consulta para avaliação do seu desenvolvimento físico. Na oportunidade, ainda teve a caderneta de vacinas atualizada. 

O atendimento a Mirela foi conduzido pelo enfermeiro Flávio Silva, que sempre ressalta para o público da UFS a importância da puericultura, sobretudo em crianças de 0 a 2 anos. Segundo ele, o recomendado é que esses pacientes sejam levados pelo menos uma vez a cada mês para acompanhamento médico. 

“Sou apaixonado pela consulta básica de crianças, não existe tempo ruim no trabalho quando é dia de atender esses pequeninos”, declarou o enfermeiro, que já possui mais de 20 anos de experiência profissional. Desde 2020, quando ingressou na USF Jardim Europa, ele atua com a puericultura. “Confesso que foi muito desafiador, pois era um seguimento na área da saúde que eu não tinha domínio”, revelou.

Além de enfermeiros, na puericultura, outros profissionais são envolvidos neste trabalho que é multidisciplinar. Médicos, psicólogos e educadores atuam juntos, com atenção, inclusive, para as denominadas “novas morbidades”, que englobam problemas familiares, sociais, de comportamento, educacionais, obesidade, abuso de drogas, dentre outros.

INTS assume gestão do Hospital e Maternidade de Suzano

INTS assume gestão do Hospital e Maternidade de Suzano

O INTS avança e dá início a uma nova gestão. Nesta quarta- feira (15), o INTS assumiu a administração do Hospital e Maternidade de Suzano ( HMS). A unidade fica no antigo prédio da Santa Casa e vai contar com cirurgias e UTI Infantil com aumento de até 15% nos...

ler mais