Para combater o histórico de casos de doenças relacionadas a indicadores socioambientais, o INTS realizou uma oficina de conhecimento para estudantes do CEI Maria Helena Ribeiro, em São Paulo. Agentes de promoção ambiental da UBS Jd. Miriam II ensinaram sobre prevenção e cuidados com animais silvestres comuns em áreas de vulnerabilidade social.
De forma lúdica, crianças com idade de 4 a 5 anos foram apresentados a insetos preservados em álcool e animais taxidermizados, para entenderem sobre os riscos à saúde que podem existir no contato com espécies como aedes aegypti, roedores e aracnídeos que se proliferam por conta de acúmulos de resíduos descartados de forma inadequada.
O agente de promoção ambiental da UBS Jd. Miriam II Francisco Geison foi o responsável pela condução da oficina de conhecimento. No total, cerca de 70 crianças participaram da atividade. “Elas estavam cheias de curiosidade e voltaram para casa com muito mais conhecimento. Nós temos o papel de educar, e é isso que estamos fazendo”, resumiu o agente.