Iluminação especial em unidades INTS alerta para detecção precoce do câncer de mama

13 de outubro de 2022

Confira também as nossas redes sociais:

Durante todo o mês de outubro, o rosa é o tom que ilumina as fachadas de diversas unidades de saúde administradas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A iniciativa visa alertar as mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama, através do exame de mamografia. O diagnóstico precoce aumenta as chances de melhores resultados no tratamento da doença.

Na Bahia, em São Paulo e no Ceará, além da iluminação especial, o Outubro Rosa marca as unidades do INTS com diversas ações que objetivam conscientizar a sociedade sobre o tema. No Hospital Municipal Integrado Santo Amaro, em SP, por exemplo, são ministradas palestras com profissionais de saúde sobre exames preventivos para colaboradoras, pacientes e acompanhantes. Distribuição de brindes com mensagens educativas também acontece na unidade.

Em Salvador, o Instituto de Responsabilidade Social do INTS, o IRSI, oferece gratuitamente ao longo de todo o ano, para populações carentes da cidade, exames gratuitos de mamografia. No mês de outubro, a ação é intensificada com mais acolhimento e atividades socioeducativas para mulheres em diversos bairros da capital. Por ano, quase 2 mil mulheres realizam mamografias, sem nenhum custo, através deste projeto.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil. Só para 2022, o Inca estima 66.280 novos casos.

Toque de prevenção

Além da iluminação rosa, unidades de saúde do INTS receberam peças e materiais gráficos da campanha desenvolvida pelo Instituto para conscientizar colaboradores e também o público externo. “É só um toque para prevenir”, assim a campanha chama atenção também para o papel do autoexame, que as mulheres podem realizar, e o cultivo de hábitos saudáveis de alimentação que podem ajudar na prevenção do câncer de mama.