Anna Liz é a mais nova caucaiense a ser a bebê prefeita do município. A pequena nasceu de parto cesariano e é filha de Suiane de Castro e de Mateus Queiroz, moradores do bairro Tabapuazinho. O título de Bebê Prefeito é concedido ao primeiro recém-nascido no município após o início da Semana do Bebê.

A Bebê Prefeita 2022 de Caucaia nasceu na Maternidade Santa Terezinha, unidade da Secretaria de Saúde do Município, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, nesta terça-feira (18), às 11h06, e recebeu o título junto com a chave simbólica da cidade.

A iniciativa faz parte da Semana do Bebê, uma ação do UNICEF em todo país, para reforçar a importância de assegurar a atenção adequada para a primeira infância que vai do nascimento até os seis anos de idade. Em Caucaia, a Semana do Bebê faz parte do calendário anual.

Na solenidade, Juliana Valim, primeira-dama de Caucaia, ressaltou a importância do momento e os critérios para a escolha da bebê prefeita. “Estou muito feliz em particular desse momento que marca a Semana do bebê em nosso município. Todo o trabalho da gestão é focado na humanização, amor e cuidado. Esse momento é a prova disso. E é importante destacar que a escolha segue critérios, tais como: a mãe ter mais de 20 anos, ter feito pelo menos sete consultas no pré-natal e estar amamentando já demonstrando um zelo ainda maior que nós temos com a primeira infância”, afirma.

O título é concedido ao primeiro recém-nascido no município após o início da Semana. Mateus Queiroz, conferente de depósito e pai da bebê prefeita, destacou o atendimento que a esposa teve desde o início do atendimento na maternidade. “Neste dia, que é também dia do médico, gostaria de agradecer à equipe médica e a todo o hospital que sempre atendeu a minha esposa muito bem, desde o pré-natal. E, hoje, correu tudo bem no nascimento e foi super rápido. Minha esposa está muito feliz”, celebra.

A solenidade contou também com as presenças de Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Caucaia, Danielly Alves, articuladora do Selo UNICEF, Flávio Jesus, gestor da maternidade, Ricardo Bricidio, diretor do INTS em Caucaia, Natércia Campos, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Débora Teixeira, secretária executiva de Educação, além de representantes do Selo Unicef.

Zózimo Medeiros, secretário de Saúde, ressaltou a importância do cuidado integral da criança no município e destacou a atuação do INTS. “O nascimento de um bebê está atrelado ao cuidado que a mãe recebe durante a gestação. Esse trabalho é um processo que deve continuar na primeira infância, tendo esse cuidado integral da criança. Aqui o INTS tem feito um trabalho fantástico com foco também na humanização”, disse.

A Semana do Bebê em Caucaia é um trabalho intersetorial que envolve as secretarias municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A Semana do Bebê foi preparada uma programação especial com diversas atividades, como: palestras, atividades socioeducativas, entrega de kits para gestantes, entre outras atividades.

Saiba mais

No Brasil, a Semana do Bebê foi uma iniciativa do UNICEF, instituição que sistematizou a iniciativa e a disseminação deste evento por todo o país, transformando-se numa das estratégias primordiais para assegurar a atenção adequada às crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, ou seja, na primeira infância.

Em Caucaia, a Semana do Bebê foi instituída através de decreto municipal, considerando a necessidade de orientar e sensibilizar a população sobre os cuidados com os bebês desde a gestação, bem como motivar os gestores públicos e a sociedade civil sobre a garantia do direito ao pleno desenvolvimento de cada criança.