Samu Mogi capacita profissionais da rede pública de ensino para primeiros socorros

19 de maio de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes realizou um  trabalho de capacitação em noções básicas de primeiros socorros com professores e funcionários da rede municipal de ensino da cidade de Santa Isabel (SP). A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação visa a cumprir a Lei Federal nº 13.722, sancionada em 2018.

Também conhecida como Lei Lucas, a normativa  obriga escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Há quatro anos em vigor na legislação do Brasil, a lei tem o propósito de exigir a capacitação de todos os profissionais de educação sobre primeiros socorros, algo que antes não era praticado nas escolas brasileiras. 

A equipe do Samu Mogi orientou aos profissionais sobre procedimentos básicos, para situações de emergência, como massagem cardíaca, desengasgo, sangramentos, queimaduras, afogamentos e fraturas. 

Sobre a Lei Lucas

Em 2017, um passeio escolar na cidade de Cordeirópolis (SP) se transformou em tragédia. Após comer um cachorro-quente, o menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, engasgou com um pedaço de salsicha e não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada – a manobra de Heimlich ou desengasgo. Quando finalmente o socorro médico chegou, Lucas já se encontrava em morte cerebral, vindo a falecer dois dias depois em decorrência de asfixia mecânica. Desde então, a família do menino tem se empenhado para evitar que outras mortes aconteçam em decorrência do despreparo da comunidade escolar na prestação de primeiros socorros, instituindo o selo “Lucas Begalli Zamora da Silva” a instituições de ensino capacitadas.

INTS assume gestão do Hospital e Maternidade de Suzano

INTS assume gestão do Hospital e Maternidade de Suzano

O INTS avança e dá início a uma nova gestão. Nesta quarta- feira (15), o INTS assumiu a administração do Hospital e Maternidade de Suzano ( HMS). A unidade fica no antigo prédio da Santa Casa e vai contar com cirurgias e UTI Infantil com aumento de até 15% nos...

ler mais