UPA 24h Brotas faz ação para Dia Nacional da Prevenção da Obesidade

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Quase seis em cada dez brasileiros apresentam quadro de obesidade, segundo dados recentes do Ministério da Saúde. O distúrbio pode estar relacionado a diversas outras doenças e afetar a qualidade de vida das pessoas. Esse foi o alerta recebido por pacientes e acompanhantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro Brotas, em Salvador. 

Para celebrar o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade, 13 de outubro, o Serviço de Nutrição da UPA Brotas, que é administrada pelo INTS, promoveu um salão informativo sobre o tema em parceria com alunos de Estágio de Nutrição da Clínica do Centro Universitário Estácio da Bahia.

O evento abordou o panorama atual da obesidade no Brasil, ressaltando o aumento dos índices de mortalidade; alerta sobre o risco à saúde, com o desenvolvimento de patologias associadas (doenças crônicas não transmissíveis, esteatose hepática, infarto, etc); apresentação da versão atualizada da Pirâmide Alimentar de Harvard, que traz em sua base a prática de atividade física associada à manutenção do peso saudável e uma hidratação adequada.

Também foram distribuídos, para pacientes e acompanhantes, panfletos informativos com orientações nutricionais, junto com sachês de orégano, enfatizando os seus benefícios da planta na patologia. 

Geralmente, a obesidade resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. Uma pessoa está obesa quando o índice de massa corporal (IMC) dela é de 30 ou mais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves.

A base do tratamento são mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais