As equipes do INTS que integram os SAMUs de Suzano, Mogi das Cruzes e Bertioga receberam treinamento para aperfeiçoar suas operações. Realizado na escola do governo CEMFORPE (Centro Municipal de Formação Pedagógica), que possui área dedicada para esse tipo de treino, o curso foi ministrado pelo Enfermeiro Fábio Calisto, do Núcleo de Ensino Permanente de Mogi, e pelo enfermeiro Jean Gois, do Núcleo Suzano.

Ao longo de cinco sessões, o curso fez utilização do método da andragogia, vertente da educação baseada na motivação e no autoconhecimento, além de valorizar a experiência de vida prática de cada um dos alunos. 

O treinamento também utilizou a estratégia de sala de aula invertida e equipamentos eletrônicos, com a parte teórica realizada nas manhãs e a prática nas tardes. As equipes promoveram discussões relacionadas aos temas abordados, seguidos de um segundo momento em que atividades foram feitas para perceber a adesão e entendimento do que foi discutido.

Durante o encontro, foram abordados os principais protocolos de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, nos casos de urgência e emergência, para reforçar teorias e práticas dos socorristas dos Samus.