A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Feira de Santana alcançou mais uma conquista que atesta a qualidade dos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade recebeu o selo PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), conseguindo 100% de acerto das amostras laboratoriais enviadas. Essa é a segunda vez consecutiva que a UPA consegue essa conquista, estando em concordância e conformidade com os padrões dos melhores laboratórios do território nacional.

O PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade – teve início em 1976, durante a realização do V Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte – MG, onde foi distribuído a alguns laboratórios um soro liofilizado para determinadas dosagens em bioquímica. Hoje, o PNCQ é o maior Provedor de Ensaio de Proficiência de porte nacional, representa o Brasil em diversas associações científicas internacionais, e possui uma considerável adesão de Laboratórios Clínicos, tanto nacionais quanto internacionais.

A equipe da UPA Feira, que é gerenciada pela INTS, demonstrou orgulho de ter conseguido mais uma vez receber o selo. “Um dos maiores desafios do laboratório é assegurar a agilidade combinada a qualidade, por isso, torna-se importante o uso de ferramentas que assegurem a precisão bem como a exatidão do que é liberado”, explicou Tércio Michel, diretor da unidade. “Temos a maior alegria de, por 02 vezes consecutivas, ter conceito máximo em proficiência”, celebrou.