Com tema “Alimentação e Saúde do Homem”, o Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) realizou a ação Novembro Azul, na última terça-feira (22). O mutirão de saúde contemplou os acolhidos e colaboradores da Associação Pleno Cidadão (Aspec), das unidades ‘Casal’ e ‘Homem’, localizada no bairro da Ribeira, em Salvador.

Durante a tarde, foram oferecidas orientações acerca do câncer de próstata, saúde bucal, alimentação e saúde do homem. Além de serviços, como testes rápidos de HIV, Hepatite B e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, massoterapia e ventosoterapia.

De acordo com Edilio Mattos, coordenador da Aspec Ribeira, a atividade atingiu o objetivo ao ofertar esses serviços à população acolhida na unidade. “A Ação, referente ao Novembro Azul, foi uma atividade bem pensada e organizada. Favoreceu para a potencialização dos assistidos e colaboradores das unidades da Aspec, o desenvolvimento do cuidado da saúde de forma integral. Foi um momento oportuno de reflexão sobre a importância de trabalhar com a prevenção e promoção da nossa saúde”, comemora.

Para Richard Correia, 54, acolhido pela Aspec, a ação teve uma relevância singular em sua vida. “A atividade foi muito enriquecedora porque nunca tive orientações sobre o câncer de próstata. Conseguiu despertar meu interesse sobre o cuidado com a saúde do homem e, também, me deixou mais preparado para o futuro”.

Na ocasião, também houve distribuição de lanche e corte de cabelo, visando o estímulo da autoestima dos participantes. E, durante as palestras, os assistidos também receberam kits de higiene e Nutrialbum com tema da copa. Além dos voluntários do IRSI, participaram da ação os parceiros das Obras Sociais Missionários da Compaixão e da Barbearia Barber Shop Andrade.