O Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão foi marcado por ações lúdicas no Hospital Municipal de Guarapiranga, administrado pelo INTS, em São Paulo. Com o objetivo de promover a melhora da assistência relacionada aos curativos e prevenção de lesões, a equipe da unidade, junto com membros da “Comissão de Pele”, realizou atividades para os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As atividades alertaram para a importância da mudança de decúbito, que é a mobilização do idoso no leito realizada com frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições para evitar a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.

Um painel educativo foi montado na unidade para reforçar mensagens de conscientização sobre o tema. A estrutura também comportou orientações sobre como realizar curativos e uso correto das coberturas.

“A estomaterapia é uma especialidade que veio para somar junto a equipe multi do HMG”, destacou Cristiane Aparecida de Oliveira Arruda, esomaterapeuta, integrante do corpo assistencial do Hospital, ao agradecer e parabenizar a organização do evento.