Mães sociais e instrutores da Unidade de Acolhimento Institucional Família Pérolas participaram, na última semana de novembro, de um treinamento de primeiros socorros, promovido pelo Instituto de Responsabilidade Social do INTS, o IRSI. conduzido pelo voluntário Samuel Mattos, bombeiro civil e socorrista, o treinamento ocorreu no bairro de Coutos, em Salvador.
Durante o encontro, o público foi instruído sobre a lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
Mães e instrutores foram orientados sobre engasgo em crianças e adultos, crises convulsivas, PCR (Parada Cardiorespiratória) e RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), com o propósito de mostrar a forma como proceder em cada situação para garantir a sobrevivência do paciente.
“Durante o evento observei que a maioria dos participantes tinham muitas dúvidas relacionadas a alguns temas e fico feliz com o sentimento de dever cumprido, pois eles passaram a saber como agir hoje, caso seja preciso”, declarou Samuel Matos, após o evento.
Uila Sodré, Coordenadora da UAI Família Pérolas, também demonstrou satisfação com o treinamento realizado na unidade. “Acolhemos um público diverso com crianças, adolescentes e adultos em situação de rua. Então, poder capacitar a equipe a lidar com possíveis adversidades, e ter conhecimento técnico de como proceder primeiros socorros é uma oportunidade muito valiosa”, afirmou.
“Eu já tinha participado de um treinamento de Primeiros Socorros na autoescola. Porém, não tão completo como o que fiz ontem pelo IRIS. Neste, tivemos a oportunidade de aprender com simulação, recursos audiovisuais e dinâmicas com protótipos. Muito conhecimento, só tenho a agradecer”, resumiu Divagner da Luz, Monitor UAI Família Pérolas.