A qualidade dos exames realizados pode ser determinante no diagnóstico de doenças, o que tornam essenciais a manutenção e atualização de tecnologias usadas em laboratório. Por isso, para aprimorar a eficiência dos exames dermatológicos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Feira de Santana, na Bahia, recebeu mais uma adição para o seu laboratório.

Um novo microscópio com luz LED, que proporciona maior conforto e tecnologia para a equipe, auxiliando nos diagnósticos dermatológicos, chegou à unidade neste mês de dezembro. Juntamente com ele, o laboratório da UPA passou por uma atualização no parque tecnológico, para acomodar aparelhos modernos e com mais precisão. 

Com a chegada do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) na gestão da UPA Feira de Santana, a partir de 2018, a unidade passou por uma série de transformações que proporcionaram maior celeridade e segurança na assistência prestada aos pacientes.

De acordo com Fernanda Lacerda, Biomédica RT (responsável técnico), os avanços irão proporcionar uma melhoria no desempenho da unidade. “Hoje, no laboratório da UPA Feira, temos um parque tecnológico muito mais avançado.”

No Sistema Único de Saúde, as UPAs são portas de entradas na rede de saúde para o cidadão que necessita de atendimento médico de urgência e emergência. Essas unidades funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte de ocorrências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.