O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou, na manhã desta quarta-feira (04), o contrato entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), para a gerência da estrutura da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. A expectativa é que a entrega aconteça em março deste ano.

Localizada no Bairro 17 de Março, Zona Sul de Aracaju, o prédio possui 760m² e capacidade para mais de 700 partos mensais, com foco no atendimento a gestantes e puérperas da capital.

Segundo Waneska Barbosa, secretária municipal de Saúde de Aracaju, o processo foi longo, tendo início em 2012. “Foram muitos percalços, muitos desafios, mas também muita perseverança para chegarmos onde estamos chegando. Aqui é mais um passo, uma assinatura de um contrato para daqui a mais ou menos 60 dias nós iniciarmos efetivamente o funcionamento da nossa maternidade”, destacou.

Alan Kertzman, Diretor Geral do INTS, falou sobre o marco histórico que é a abertura da primeira maternidade do município, no qual o Instituto está inserido. “Isso nos deixa muito honrados. Temos competência para fazer da Maternidade Lurdes Nogueira a referência que ela merece ser”, enfatizou.

“Possuímos uma longa vivência no SUS e podemos constatar a qualidade da estrutura da Maternidade Lourdes Nogueira. Aqui, temos um equipamento que vai, com certeza, fazer com que possamos atender os munícipes aracajuanos de maneira muito mais precisa e muito mais segura”, afirmou.

O prefeito Edvaldo Nogueira, destacou a complexidade para a implementação da Maternidade Lourdes Nogueira. “Foi um trabalho muito complexo para dar este resultado, chegar onde chegamos”, explicou.

“Estamos muito felizes, e temos o compromisso, junto com a empresa vencedora do processo licitatório, de tornar essa maternidade referência no Brasil nos próximos dois anos, para deixarmos um legado, efetivamente, na saúde pública do município de Aracaju”, afirmou o prefeito, reforçando que será um parceiro para trazer para a Maternidade Lurdes Nogueira o título de melhor maternidade do Brasil.

Sobre o INTS

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área de Saúde, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades nas áreas de Saúde no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS, desde a sua criação em 2009, vem trabalhando de forma integrada com o setor empresarial, promovendo as melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social nas esferas municipal, estadual e federal. Atuar de forma sustentável e duradoura tem sido a principal vertente do INTS nessas áreas, que necessitam de um alto desenvolvimento tecnológico para atendimento da demanda do país.

Atualmente, o INTS gerencia também unidades, através do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia, em São Paulo e no Ceará.