Nova unidade, sob gestão do INTS, atende crianças de 0 a 14 anos, 24 horas por dia, e já realizou mais de 32 mil atendimentos

 Inaugurado no início de setembro, o Centro de Saúde Infantil de Itaquaquecetuba, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde,  já coleciona números que refletem a dedicação de seus colaboradores e a confiança dos usuários no novo serviço de saúde para as crianças. Pesquisa realizada junto aos usuários, desde a inauguração até final de dezembro, revelou que a aprovação da população ao serviço é de 98%.

A alta taxa de aprovação vem acompanhada de elevados números de atendimento, mostrando que a demanda da população não apenas está sendo atendida, como o trabalho tem sido realizado com excelência. Até dezembro, mais de 32.419 mil atendimentos de consultas clínicas às crianças foram realizados na unidade. Além disso, cerca de 14.065 exames laboratoriais foram realizados.

O CSI foi inaugurado no dia 5 de setembro, em uma parceria do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Saúde com a Secretaria Municipal de Itaquaquecetuba. O novo CSI (Centro de Saúde Infantil), unidade de pronto-atendimento para urgência e emergência de clínica médica pediátrica, sob gestão do INTS. A unidade funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, e atende a população de 0 a 14 anos. “O alto percentual de satisfação do usuário, nos mostra que estamos no caminho certo! Buscamos continuamente melhorar os processos e a estrutura física. Sabemos que cada criança e familiar trás consigo necessidades individuais, e buscamos atendê-los conforme sua necessidade”, afirmou  Alessa Alves, Gerente Administrativo CSI.

Com as reformas finalizadas e entregues à população, a unidade está toda recuperada e conta com 3 leitos de emergência, 6 de observação e 1 de isolamento, todas elas com acomodação para acompanhantes. Tem também sala de Raio-X, laboratório, uma ampla sala de medicação e duas salas para outros procedimentos.

O CSI possui uma equipe multidisciplinar que inclui além de médicos e enfermeiros, profissionais de farmácia e nutrição, entre outros. No total a nova unidade tem 35 salas, incluindo acolhimento, e classificação de risco, urgência e emergência, quartos de observação e quarto de isolamento. Para 2023, Alessa Alves afirma que o esforço será permanente para entregar um atendimento cada vez melhor para a população. “Nosso foco será em qualidade de atendimento e humanização. Estruturar protocolos e fluxos de atendimento. Investir tempo em processos, pessoas, treinamento e engajamento da equipe.”

Em pleno funcionamento, a unidade possui equipamento de Cardioversor, Monitor Multi Parâmetros, Ventilador Mecânico (respirador),  Eletrocardiograma e Oxímetros, entre outros. A unidade tem capacidade para realizar mais de seis mil atendimentos por mês e fica localizada na Rua João Vagnotti, S/N – Centro Itaquaquecetuba, e funciona 24 horas por dia.