No mês de janeiro, as unidades do INTS de Suzano, em São Paulo, se mobilizaram para realizar ações para a campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de expandir a conscientização da importância do cuidado em saúde mental com a população.

Na Unidade de Saúde da Família (UFS) Gregório Bonifácio da Silva foram realizadas ações de mobilização social e promoção à saúde dentro e fora da unidade. Foram disponibilizados dois dias de plantão psicológico, com o objetivo de acolher o “sofrimento psíquico latente” da população, através de escuta qualificada e orientações. Também foram concedidas orientações em sala de espera, abordando a importância da rede de apoio, atividades rotineiras e também despertadoras de emoções positivas nesta época do ano.

No dia 13 de janeiro também foi realizada uma caminhada, passando pelas ruas principais da comunidade. O objetivo foi transmitir as mensagens de apoio à saúde mental através de bexigas e camisetas brancas e diálogo com a população.

A psicóloga Letícia Rodrigues, que ajudou a organizar o evento, comentou sobre a ação: “Quando promovemos ações em saúde mental, temos como resultado a prevenção de tantas outras demandas, isso porque o olhar de cuidado se volta para si num todo”, resumiu.

Outra ação ocorreu na unidade Onésia Benedita Miguel – Suzanápolis, também no dia 13 de Janeiro de 2023, no período da manhã. Houve mutirão de caminhada pelo bairro abrangente com funcionários da unidade, que caminharam com camisetas e bexigas brancas com objetivo de chamar atenção dos munícipes para a causa, sendo feita rodas de conversas para o partilhar do conhecimento técnico dos profissionais.