IRSI fortalece campanha do Dia Nacional da Mamografia

26 de janeiro de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

No dia 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância de realizar o exame para detectar alterações na mama. E deve ser feito regularmente, já que, quando o câncer de mama é identificado em estágio inicial a chance de cura pode chegar a 98%.Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a cobertura de mamografia no Brasil está abaixo dos 70% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Um dos motivos para o baixo índice é a má distribuição da cobertura de exames no país.

Tendo em vista que a realização do exame de rastreio é desigual no Brasil, o Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) promove ações de mamografia em diversos bairros de Salvador e Região Metropolitana durante todo o ano. Mensalmente, 160 mulheres a partir dos 35 anos são atendidas durante a ação.Sueli Brasileiro, 44 anos, que participou de uma das ações realizada pelo INTS, relatou a sua experiência com o exame. ” Achei um atendimento rápido, objetivo, acolhedor e de uma atenção importante de se ressaltar. Através desse exame, você pode detectar precocemente desde uma coisa mais simples até uma coisa mais grave”.

A mamografia consiste em um exame radiográfico realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta resolução podendo revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. Hábitos saudáveis também contribuem para a prevenção da doença: alimentação balanceada e atividades físicas regulares, além de evitar ou reduzir consumo de bebida alcoólica e manter o peso corporal adequado. Amamentar é outro fator protetor.