Uma nova fase do Projeto Lean está sendo concluída pelo Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Nesta semana, nos dias 6 e 7 de fevereiro, consultores do hospital Sírio Libanês, unidade responsável pelo projeto, visitaram o hospital de Caucaia para dar suporte na implantação da metodologia.
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Sírio Libanês, que visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos e filantrópicos do país. Na fase atual, as equipes são treinadas pelos consultores para colocarem em prática as ferramentas utilizadas no Projeto Lean. Uma das atividades realizadas foi a implantação do modelo 5S, um método de organização de processos. “Estamos sendo treinados e já colocando em prática o que estamos aprendendo. Aplicando, dentro da nossa realidade, modelos, métodos e ferramentas que vão ajudar na agilidade de atendimento e melhorias de fluxos e protocolos”, conta Elizamar Rocha, supervisora técnica do hospital de Caucaia.
Em dezembro do ano passado, o hospital iniciou a preparação para adotar a metodologia. Em janeiro, gestores e coordenadores da unidade de saúde participaram do curso Lean nas Emergências, que foi realizado pelo Sírio Libanês em São Paulo. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto como o projeto é executado. Foi uma semana intensa de atividades, de conhecimento e de muita troca. Agora é a fase para colocar em prática o conhecimento adquirido e proporcionar melhorias no atendimento e na otimização de fluxos. As mudanças serão percebidas desde a porta de entrada do serviço até os processos internos”, destaca Fernanda Azevedo, gestora administrativa do hospital de Caucaia.
Etapas para implantação do Lean no Hospital de Caucaia
Para participar do Projeto Lean, as unidades de saúde passam por uma avaliação criteriosa que é dividida em diferentes etapas. Na primeira etapa, um consultor do Sírio-Libanês esteve no hospital para avaliar se a unidade atendia aos critérios propostos para o Lean. Após a primeira fase, os gestores passaram por um treinamento para se aprofundar sobre o projeto e na última etapa, os consultores visitam o hospital a cada 15 dias, por cinco meses, para acompanhar a execução do do projeto.
Sobre o Lean
Em tradução livre, Lean significa “enxuto”. O Lean é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O projeto teve início em agosto de 2017 e ao final de 2023, a proposta deve atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.