A Unidade de Pronto de Atendimento (UPA), no Centro em Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atende casos de urgência e emergência odontológica 24h, de domingo a domingo, com demanda livre. A unidade recebe cerca de 420 pacientes por mês que procuram atendimento odontológico.

Uma fratura no dente foi o que levou a jovem, Thays Carvalho (30), a procurar a emergência da UPA. A promotora de marketing chegou à unidade com fortes dores. “Eu tive uma fratura no meu último dente, ele estava quebrado e inflamado. Senti muita dor, inclusive tive inchaço no rosto, por conta da inflamação. Essa foi a primeira vez que precisei da urgência odontológica e eu só tenho a agradecer pela agilidade e atendimento porque desde então, eu nunca mais soube o que é uma dor de dente”, conta.

A assistência odontológica oferecida pela UPA, no Centro de Caucaia, atende casos como: dor dentária aguda, hemorragia, edema da face, abscesso dentários, fraturas de maior porte e traumas. “São situações de urgência e emergência. A maioria dos casos é de pacientes com queixa de dor dentária aguda. Nós realizamos uma abordagem inicial com procedimento de urgência endodôntica, medicação para cessar a dor, e caso seja necessária a realização de procedimento de maior complexidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas “, explica Aline Melo, dentista que atua na UPA.

A unidade conta com uma equipe composta por 12 dentistas e 4 auxiliares em saúde bucal, que atuam nos três turnos, manhã, tarde e noite, incluindo feriados. O perfil da unidade é para situações de urgência e emergência, outros tratamentos dentários como limpeza e restauração são realizados pela Atenção Básica, nos Postos de Saúde do município.