Durante a ação, 162 pacientes foram encaminhados para cirurgia de catarata
O Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) realizou, nesta terça-feira (28), o primeiro mutirão de oftalmologia desde o começo da pandemia de Covid-19. Ou seja, a primeira ação com demanda aberta para o público. Desta vez, aconteceu no Barradão, estádio Vitória, em Canabrava. No total, foram atendidas 565 pessoas, com 162 encaminhamentos para cirurgias.
Durante a ação, os pacientes – acima de 50 anos – passaram por consulta completa de oftalmologia, com a realização de exames para ver o grau de óculos e pressão ocular, além de atendimento individualizado com oftalmologista. Quem tinha indicação de uso de óculos saiu com a receita e os que tiveram necessidade de outros procedimentos, como cirurgias de catarata ou glaucoma, foram devidamente encaminhados.
De acordo com a coordenadora do projeto, Fabiana Leite, o objetivo do mutirão é dar acesso à população aos exames, para diagnosticar precocemente qualquer doença ocular. Vale lembrar que a ação não ficou suspensa. Continuou sendo realizada, porém em menor escala e com agendamento prévio, através da distribuição antecipada de senhas.
Carlos Eduardo, que participou pela primeira vez de uma ação de saúde promovida pelo IRSI, viu a chamada pela televisão e correu para não perder a oportunidade. Satisfeito, ele afirmou que o atendimento o surpreendeu pela organização e rapidez. “Cheguei, fui atendido logo, e já estou saindo com a minha receita. A melhor coisa”.
O mesmo aconteceu com Francira Silva Soares, 67, que descobriu um grau leve de catarata e foi tranquilizada pela médica. “Vim pela primeira vez e fui atendida muito rápido. A médica disse que não preciso operar e me deu a receita para os óculos”.
Dona Jandira Ribeiro também não deixou a oportunidade escapar. Fez a consulta e já saiu com o encaminhamento para a cirurgia de catarata dos dois olhos. Segundo a acompanhante, ela – que tinha atendimento prioritário – não demoraram nem 30 minutos para fazer todo o processo.