No mês de fevereiro, marcado pelo “Fevereiro Laranja”, o SAMU 192 Regional Mogi das Cruzes realizou uma ação de conscientização e combate à leucemia em parceria com os integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A ação contou com a participação do renomado hematologista Dr. Gustavo Oliveira, que ministrou uma palestra sobre a doença e sua importância para a saúde pública.
A leucemia é um tipo de câncer maligno que tem origem desconhecida e se desenvolve na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Durante a palestra, o Dr. Gustavo Oliveira explicou que a leucemia ocorre quando as células sanguíneas sofrem uma mutação genética, transformando-se em células cancerosas.
O objetivo da ação promovida pelo SAMU 192 Regional Mogi das Cruzes é alertar a população sobre os sintomas e diagnóstico da doença, bem como levantar a importância de se tornar um doador de medula óssea. A doação de medula óssea pode salvar vidas, já que muitas pessoas com leucemia precisam desse tipo de tratamento para se curarem.
A iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes, que puderam tirar dúvidas e receber informações relevantes sobre a leucemia. O SAMU 192 Regional Mogi das Cruzes reitera a importância de ações como essa para a conscientização e combate às doenças, visando sempre a melhoria da saúde pública e o bem-estar da população.