Equipe do SAMU de Mogi oferece treinamento de primeiros socorros para Creche Alcides Pais

13 de abril de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Equipe do SAMU de Mogi oferece treinamento de primeiros socorros para Creche Alcides Pais

No último mês de abril, a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mogi das Cruzes, em São Paulo, proporcionou um treinamento de primeiros socorros para os professores, alunos e demais funcionários da Creche Alcides Pais de Morais. O objetivo do treinamento foi ensinar a manobra Heimlich e de desengasgo, que se tornou obrigatória pela Lei Lucas.

A Lei Lucas foi criada em Campinas, no interior de São Paulo, após o trágico incidente com o menino Lucas Begalli Zamora de Souza, em setembro de 2017. Lucas, que tinha apenas 10 anos de idade, engasgou com um pedaço de salsicha após comer um cachorro-quente oferecido pela escola durante uma excursão. Infelizmente, a ausência de uma pessoa que soubesse realizar a manobra Heimlich fez com que o menino apresentasse sinais de morte cerebral logo após a chegada do SAMU, alguns minutos depois. Dois dias após o ocorrido, Lucas não resistiu e morreu no hospital.

Desde então, foi criada uma série de leis para tornar obrigatória a doação do programa de Lições de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar pública e privada do estado. A equipe do SAMU de Mogi das Cruzes tem trabalhado para fornecer treinamentos de primeiros socorros para a região, sendo a Creche Alcides Pais a mais recente instituição a receber a equipe.

Os treinamentos de primeiros socorros são essenciais para garantir a segurança das crianças e funcionários das escolas em situações de emergência. É importante que todos tenham conhecimento básico de como agir em casos de engasgamento, desmaios, quedas e outras situações de risco, a fim de prestar os primeiros socorros e evitar maiores danos à saúde.