Maternidade de Caucaia: visita guiada prepara gestantes para hora do parto

15 de abril de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

As gestantes que fazem acompanhamento na Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), participam de visita guiada à instituição e recebem orientações sobre o trabalho de parto, os direitos da mãe, pai e bebê. As visitas acontecem semanalmente e são conduzidas pelos profissionais do Núcleo de Educação Permanente da maternidade.

Na sala de espera, enquanto as gestantes aguardam o atendimento médico, as enfermeiras fazem uma roda de conversa com grávidas e os acompanhantes para explicar e orientar sobre a importância de conhecer a maternidade antes do parto. “É uma oportunidade para fortalecer o vínculo da gestante com a maternidade, através de um atendimento humanizado e acolhedor. No encontro vamos esclarecer também dúvidas e explicar como funciona todo o processo de pré e pós-parto”, disse Raquel Holanda, gerente de enfermagem da maternidade.

Após esse primeiro contato o grupo de gestante é convidado para uma visita guiada na unidade. O grupo é formado com cerca de cinco mamães e parceiros que, acompanhados da enfermeira, conhecem a estrutura da maternidade, os serviços oferecidos e o Centro de Assistência à Mulher e ao Parto Humanizado (CAMPH), um espaço recém-implantado para oferecer mais conforto às mães e bebês. “Conhecer a estrutura da unidade como as salas de parto normal, o centro cirúrgico e o alojamento conjunto, os equipamentos disponíveis, entender também sobre a atuação da equipe de profissionais, sem dúvidas, traz mais confiança para a mãe na hora do parto”, explica a enfermeira, Raquel.

Durante a visita são esclarecidos ainda os direitos da mãe, do bebê e do pai, os testes e exames que devem ser realizados no bebê logo após o parto, o tempo de permanência hospitalar e os métodos não farmacológicos para alívio da dor. A visita guiada da unidade atende também à proposta da Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar ao parto normal e reduzir os índices de cesariana no país.

Assistência 24h

A Maternidade Santa Terezinha funciona 24h e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês, são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A maternidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos. As gestantes recebem também assistência para parto humanizado.