Maternidade de Caucaia: visita guiada prepara gestantes para hora do parto

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

As gestantes que fazem acompanhamento na Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), participam de visita guiada à instituição e recebem orientações sobre o trabalho de parto, os direitos da mãe, pai e bebê. As visitas acontecem semanalmente e são conduzidas pelos profissionais do Núcleo de Educação Permanente da maternidade.

Na sala de espera, enquanto as gestantes aguardam o atendimento médico, as enfermeiras fazem uma roda de conversa com grávidas e os acompanhantes para explicar e orientar sobre a importância de conhecer a maternidade antes do parto. “É uma oportunidade para fortalecer o vínculo da gestante com a maternidade, através de um atendimento humanizado e acolhedor. No encontro vamos esclarecer também dúvidas e explicar como funciona todo o processo de pré e pós-parto”, disse Raquel Holanda, gerente de enfermagem da maternidade.

Após esse primeiro contato o grupo de gestante é convidado para uma visita guiada na unidade. O grupo é formado com cerca de cinco mamães e parceiros que, acompanhados da enfermeira, conhecem a estrutura da maternidade, os serviços oferecidos e o Centro de Assistência à Mulher e ao Parto Humanizado (CAMPH), um espaço recém-implantado para oferecer mais conforto às mães e bebês. “Conhecer a estrutura da unidade como as salas de parto normal, o centro cirúrgico e o alojamento conjunto, os equipamentos disponíveis, entender também sobre a atuação da equipe de profissionais, sem dúvidas, traz mais confiança para a mãe na hora do parto”, explica a enfermeira, Raquel.

Durante a visita são esclarecidos ainda os direitos da mãe, do bebê e do pai, os testes e exames que devem ser realizados no bebê logo após o parto, o tempo de permanência hospitalar e os métodos não farmacológicos para alívio da dor. A visita guiada da unidade atende também à proposta da Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar ao parto normal e reduzir os índices de cesariana no país.

Assistência 24h

A Maternidade Santa Terezinha funciona 24h e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês, são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A maternidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos. As gestantes recebem também assistência para parto humanizado.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais