Às 16:01, do dia 17 de abril de 2023, pesando 3,354gr,  com 48cm, nasceu Rebeca! Primeiro nascimento na primeira maternidade municipal de Aracaju, Lourdes Nogueira que foi implantada pelo INTS e está sob a sua gestão.

Gisandra Ferreira foi a 6ª gestante a ser atendida no primeiro dia de funcionamento da Maternidade (17) e a primeira a dar à luz. Às 14:14, ela chegou ao local, acompanhada de uma prima. Elas vieram do município Nossa Senhora do Socorro, a 17km de Aracaju, onde moram. Às 14:57, Gisandra Ferreira, 34 anos, ainda com Rebeca no ventre, foi encaminhada ao Centro Cirúrgico, depois de passar por exames de avaliação, para realização de uma cesárea. A parturiente já havia passado pelo mesmo processo com seus dois filhos de 11 e 3 anos. Estava com 39 semanas de gestação e apresentou sinais de parto.

“Eu não tenho palavras para descrever o atendimento daqui. Estou sendo muito bem acolhida. Tudo maravilhoso!” – expressou a mãe de Rebeca, uma hora antes de poder carregá-la nos braços.

A expectativa e emoção do primeiro nascimento na Maternidade Lourdes Nogueira era visível e previsível em toda a equipe de colaboradores no primeiro dia de plantão com atendimentos. Com os olhos cheios de lágrimas, a Assistente Administrativa Luciana Cardoso observava Gisandra Ferreira ser levada para o parto na cadeira de rodas conduzida pelo maqueiro Lennio Santos e não escondeu sua emoção: “Faz um mês que a gente está trabalhando intensamente aqui para este momento. Para ver o resultado. Chegou a hora do primeiro parto. É lindo e emocionante. Eu vou chorar…” E chorou. Chorou uma emoção de dever cumprido.

Rafael Rocha, um dos dois obstetras que fizeram o parto disse que foi um procedimento tranquilo, já com indicação, em função das duas cesáreas anteriores da paciente, e durou cerca de 50 minutos. “A mãe está bem. E a bebê, melhor ainda! Estão juntas, no sistema de alojamento conjunto” – comentou o médico. Enquanto ele conversava conosco, na porta do Centro Cirúrgico, logo após o parto, Rebeca já estava no peito da mãe, na Hora de Ouro da amamentação que é a primeira hora de vida do bebê fora do útero.

A previsão de alta da dupla pioneira da Maternidade Lourdes Nogueira está para quarta-feira (19). Até lá, mãe e filha seguem juntinhas, no jeito humanizado de ser do INTS!

Seja bem-vinda ao mundo, Rebeca Ferreira Moura!