Dezoito dias de funcionamento, 123 partos realizados e mais de 100 mudas já distribuídas. Esse é o saldo de uma ação realizada na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira que se associa a um dos projetos estratégicos da administração municipal, que é a arborização. Assim que recebem alta da maternidade, todas as crianças, e os seus pais, recebem uma muda de árvores frutíferas da nossa região, a exemplo de pinha, pitanga e goiaba, dentre outras.
A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e surgiu de uma iniciativa do próprio prefeito Edvaldo Nogueira, no discurso de inauguração da unidade, quando afirmou que, para cada criança nascida na maternidade, seria plantada uma árvore, a partir da contínua produção de mudas no Horto, que funciona no parque Governador Augusto Franco (Sementeira).
“Nós recebemos as mudas e estamos distribuindo com todos aqueles pais que demonstram interesse em ter a planta, uma vez que muitos residem em apartamento, dificultando esse plantio. E ainda há uma diferença no número de partos e mudas distribuídas devido ao fato de que algumas puérperas e recém-nascidos permanecem recebendo tratamento na unidade”, esclarece a diretora geral da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, Iêda Maria França. ⊃
Na avaliação da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a ação faz parte do conjunto de medidas integrativas implantadas na maternidade Lourdes Nogueira com o objetivo de acolher a família que utiliza o equipamento.
“A maternidade Lourdes Nogueira tem o propósito de prestar atendimento acolhedor, focado no bem-estar da mulher, do bebê e da família. A doação de mudas faz parte desse cuidado, é uma lembrança deste momento tão simbólico que é o nascimento”.
*Ação Institucional*
Entre mudas ornamentais, medicinais e florestais, como as frutíferas, já foram produzidas, em 2023, cerca de sete mil mudas, que vem sendo utilizadas na arborização da cidade (em praças, ruas e outros logradouros) e na doação à população.
“Nós não temos espaço onde residimos no momento, mais essa muda será plantada no quintal da minha sogra a avó de Ângelo. Queremos que ela cresca junto com ele”, revelou Igor Cassiano Santos, o pai de Ângelo, o primeiro menino nascido na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, e que recebeu com alegria a sua muda de goiabeira, junto com sua esposa, Joyce Yasmin, e com sua sogra Simony Teixeira.