A manhã da terça-feira (16) foi de muita reflexão e aprendizado para a primeira turma do PDE (Programa de Desenvolvimento de Equipe). Com a temática do primeiro módulo “Inteligência Emocional”, o treinamento foi guiado pela Coordenadora de Melhoria Contínua do RH, Zene Silva, e aconteceu no Convention da sede do INTS em Salvador. Nas próximas semanas, as turmas seguintes também participarão desse momento. Ao todo, serão quatro módulos, com temas como gestão da mudança e comunicação.
Zene Silva afirma que é fundamental motivar todos os colaboradores a participarem do PDE, afinal, ele está relacionado às competências do INTS. “O programa desenvolve competências que os colaboradores devem estar afinados para atuar no dia a dia. Além disso, é um momento de trocas de experiência, de compartilhamento de ideias e de fortalecimento do time. É um momento em que as áreas se entrelaçam, se reconhecem e os colaboradores crescem. A partir desse crescimento, teremos um time de alta performance”, afirma a coordenadora.
De acordo com a psicologia, o termo Inteligência Emocional (IE) refere-se à capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. É um grande indicativo de que alguém tem falta de inteligência emocional quando ofende facilmente o outro, tem a sensação de sobrecarga, é multitarefas, estressa-se constantemente e tem ansiedade. A IE está diretamente ligada ao autoconhecimento e pode trazer consequências, como: baixa autoestima; insegurança na relação com os outros; sentimento de inferioridade; dependência da validação do outro para se sentir confiante; culpa; autopunição e falta de empatia consigo mesmo.
A missão dada para os colaboradores foi entender quais são as competências necessárias para maximizar sua inteligência emocional e aprender as técnicas simples para apoiar seu desenvolvimento. Com dados, dinâmicas de reflexão e a mediação de Zene Silva, os colaboradores puderam absorver a importância de ter controle emocional.
O ciclo da IE é o seguinte: os fatos que acontecem geram em nós emoções, às quais atribuímos significado. Isso é guardado em nosso repertório e gera, por sua vez, crenças sobre nós mesmos, pessoas e o mundo. Nossas crenças nos levam a decisões, e estas a ações ou atitudes. Nossas ações geram resultados e, reiniciando o ciclo, esses resultados são, para nós, fatos que geram emoções e significados em nosso repertório.
Ao final, foi exposto que para uma pessoa ter inteligência emocional, ela deve dominar quatro habilidades: autoconhecimento; autogestão; empatia e gestão de relacionamento. É preciso ter coragem, assumir seus pontos fracos e repensar ações para mudá-los. Aos poucos, com disciplina, motivação, constância e inteligência emocional, é possível viver a vida sob outra perspectiva.
Sobre coragem, a Analista de Prestação de Contas Ana Mendes fez um relato emocionante sobre como se encorajou e superou um trauma de infância. Aos 9 anos de idade, Ana sofreu um atropelamento de carro, o qual ocasionou uma grande cicatriz em sua perna e, até seus 49 anos, só usava calças para escondê-la. Sua vida se transformou quando, aos 49 anos, descobriu a tatuadora Raquel Gauthier de São Paulo, especializada em tatuagens em cicatriz. Animada com a possibilidade de ressignificar essa marca, ela viajou sozinha e com poucos recursos para o Sudeste e realizou esse sonho. Hoje, Ana não se intimida e usa vestidos, shorts e saias. Teve sua liberdade de volta depois de 40 anos.
“A cada encontro do PDE, fui me fortalecendo, tendo novas visões e dando passos em minha vida que antes não tinha coragem. Hoje, Zene trouxe a reflexão de identificar algo que não faz bem para você e as formas de tratar isso. Foi o que eu fiz com a tatuagem. Eu não camuflei nada em mim. De forma equilibrada, assumi o que existia em mim e hoje tenho controle emocional para administrar essa situação, que antes me fazia muito mal (eu tinha muito medo do julgamento dos outros)”, relatou a colaboradora Ana.
O INTS espera que, com o PDE, possamos promover momentos de desenvolvimento, reflexões e aprendizados para nossos colaboradores. Que eles possam trocar experiências e rever comportamentos prejudiciais para sua vida pessoal e profissional. Assim, poderão transformar sua realidade, sabendo que são capazes de alcançar tudo o que almejam. Os temas são pensados estrategicamente para apoiar e encorajar cada colaborador nesse processo.
Livros indicados
- Inteligência Emocional de Daniel Goleman;
- O Cérebro e a Inteligência Emocional de Daniel Goleman;
- Essentialism de Greg McKeown;
- Carreiras Exponenciais de Eberson Terra.