Serviço Social atua promovendo integração e suporte a pacientes e familiares na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Um efetivo de sete profissionais que se revezam diuturnamente para garantir direitos, suporte e integração à todas as pacientes e familiares na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. Este é o papel das profissionais de Serviço Social que atuam 24 horas por dia garantindo assistência a quem está sob atendimento na unidade.

A rotina operacional inclui a visita a todos os leitos que estão sendo utilizados na unidade, avaliando caso a caso, além do alinhamento com a rede municipal, a interação com as doulas e o atendimento à comunidade, a exemplo da solicitação de visitas.

“Nosso campo de atuação numa unidade de saúde é bem amplo e articulado com os demais profissionais, dentro do conceito de multidisciplinariedade que rege nossa metodologia de atuação. Realizamos a busca ativa em todos os leitos e recebemos as demandas das próprias parturientes e dos familiares nas mais variadas questões, tendo como prioridade a abordagem das situações de vulnerabilidade”, explica a referência técnica em Serviço Social da Maternidade, Glícia Cristina Moreira.

Ainda de acordo com a assistente social, as profissionais estão devidamente habilitadas a atuar de forma estratégica nos casos de violência, negligência e nas situações envolvendo menores. “Buscamos abordar com toda a sensibilidade necessária e a análise específica cada uma das situações envolvendo as pacientes, atuando para solucionar ou pacificar a questão. Nos casos envolvendo pacientes do interior, atuamos nas solicitações de transporte, nos contatos familiares e na orientação sobre diversos procedimentos”, explica.

Vulnerabilidades Sociais

Uma situação recente e que chamou a atenção das profissionais referiu-se à uma parturiente que chegou à unidade para dar à luz ao seu terceiro filho e demonstrava muita ansiedade. “Na abordagem que realizamos, ela revelou que veio sozinha e tinha deixado seu filho de apenas seis anos tomando conta de outra criança de dois anos. Situação que nos moveu a atuar de imediato e, graças a Deus, localizamos uma parente que se prontificou, de forma responsável, a tomar conta das crianças”, exemplificou Glícia Moreira.

Dentre as histórias já colecionadas nesses pouco mais de 30 dias de funcionamento da Maternidade Lourdes Nogueira, há situações como a da autônoma Miziara Santos Silva, que deu à luz no último dia 05 de maio a uma menina que ainda necessita dos cuidados disponibilizados pela Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco). Desde então, ela está hospedada na unidade e já construiu laços de amizade com diversas profissionais atuantes na unidade.

“Desde a hora que cheguei aqui, na hora do parto e em todos os momentos, recebi muita atenção e carinho de todos. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, técnicos, psicólogos, todos, me abraçaram e abraçaram à minha filha como se fosse deles. Eu não tenho palavras para agradecer. As informações e o atendimento que recebi aqui, nesses dias, já me ajudaram muito e serão fundamentais para o resto da vida”, afirma.

Estatística

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira oferece atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em menos de 40 dias de atuação, já realizou 276 partos, sendo 100 cesáreas e 176 normais, trazendo ao mundo 141 bebês do sexo feminino e 135 do sexo masculino. Destes, 209 partos de aracajuanas, com 106 bebês do sexo feminino e 103 do sexo masculino, através de 137 partos normais e 72 cesáreas.
Já são 18 municípios atendidos, sendo 17 de Sergipe e um da Bahia e mais de 850 procedimentos, entre consultas, exames e atendimentos de emergência e urgência neonatal e obstétrica.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais