Um Enfermeiro, uma Técnica de Enfermagem e uma Assistente Social foram eleitos Colaboradores Destaques das suas respectivas áreas, neste mês de maio, no Hospital Espanhol, durante a Semana de Enfermagem e Assistência Social, realizada entre os dias 15 a 18 de maio.
Numa super organização do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Espanhol, com uma mega programação de 14 eventos em quatro dias, a Semana de Enfermagem e Assistência Social mobilizou os profissionais das duas áreas que participaram das atividades variadas com temáticas voltadas para estes dois segmentos profissionais. O evento foi realizado em homenagem aos Dias do Enfermeiro (12 de maio), do Assistente Social (15 de maio) e do Técnico de Enfermagem (20 de maio).
Palestras, rodas de bate-papo, aula de Tai Chi Chuan, avaliação nutricional, musicoterapia, massoterapia, ginástica laboral, apresentação circense, massoterapia, auriculoterapia… foram algumas das ações da Semana que cuidou da mente e do corpo dos colaboradores participantes. E se cuidar de quem cuida é filosofia e prática do INTS, motivar, reconhecer e valorizar o profissionalismo dos seus colaboradores é processo permanente nas rotinas dos Contratos. Independente de cargo e função, o estímulo ao crescimento do colaborador e a possibilidade de construção de um Plano de Carreira no Instituto são constantes.
Reconhecimento é combustível. Reconhecer é abastecer o ser humano de motivação. E no campo profissional, este é um gás tão necessário quanto o oxigênio. O coleguismo existe, a concorrência também. E nem sempre o profissional sente-se seguro no terreno em que está laborando. A sua valorização estimula a segurança e a produtividade. A indicação do Funcionário do Mês, do Colaborador Destaque, do Servidor Padrão… é uma prática originada nos Estados Unidos mas que chegou aos mundos corporativos dos outros continentes, pelos resultados motivacionais positivos. Se é ético e se motiva, então vamos votar e eleger
Neste mês de maio, os cerca de 300 profissionais que atuam hoje no Hospital Espanhol tiveram a oportunidade de votar para eleger colegas de três categorias – enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social – para receberem o título de Colaborador Destaque. As três profissões têm suas datas institucionais celebradas no mês cinco do ano.
Três Destaques que representam uma equipe destacada na Pandemia
Carlos Miranda, mais conhecido como Mirandinha, foi eleito o Enfermeiro Destaque. Ele está no HE desde 2020. Dono de um carisma ímpar, é querido por unanimidade entre os colegas e pacientes. Além das suas inúmeras funções de enfermagem, criou o Projeto Cabeça Feita, destinado a cuidar dos cabelos dos pacientes internados, das barbas e dos bigodes. Comprou o material por sua conta e cuida desta parte de higiene e autoestima dos pacientes. “Pode acreditar, em tão pouco tempo, o INTS ganhou meu coração com a prática da valorização e reconhecimento de seus profissionais. Isto eleva nossa autoestima, mostrado para todos que tudo e possível, basta dedicar-se e acreditar. Parabéns para todos os profissionais envolvidos neste evento e parabéns para todos os enfermeiros pela jornada e Semana de Enfermagem” – comentou o eleito Enfermeiro Destaque do HE.
Com palavras cheias de verdades e emoção, Fabíola Menezes, eleita Técnica de Enfermagem Destaque do HE, expressou o que sentiu, ao ser eleita: “Pequenos resultados, grandes conquistas. Hoje somos o que somos, graças ao empenho de cada um, nos detalhes que fizeram toda a diferença. O nosso sucesso só pode ser explicado pela qualidade da nossa equipe. Seria impossível chegar aonde chegamos, sem o trabalho, o comprometimento e o esforço de cada um. A vitória é nossa! Um abraço apertadinho no grupo e, também, nos colegas que não estão mais conosco, na equipe”. Fabíola iniciou seu trabalho no HE como atendente do Call Center. Onde escutava, procurava acalmar e consolar os familiares de pacientes internados por ligações telefônicas, passando as informações dos Boletins Médicos que nem sempre eram positivas. Hoje, está como responsável pela realização das videochamadas para os pacientes conversarem com suas famílias. Mudou de função, mas segue na missão da ponte de amor para encurtar as distâncias que a Covid ainda impõe.
“É uma honra poder fazer parte dessa equipe, chamada INTS/Hospital Espanhol. Aqui aprendi e continuo aprendendo cada dia mais. Muita gratidão!” – assim Sheila Silva definiu o seu sentimento, ao receber o título de Assistente Social Destaque do HE.
Que o Hospital Espanhol foi e continua a ser uma escola de vida para todos que nele atuam, se internam, por lá passam ou ainda continuam, não há dúvidas. O desejo é que além de escola, também seja escada na subida da trajetória profissional de cada colaborador da “Missão HE – Pandemia do Século XXI”!