Maternidade Municipal Lourdes Nogueira inicia capacitação de tutores do Método Canguru

26 de maio de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

A difusão de conhecimento correlata a um método que propõe o fortalecimento dos vínculos afetivos, a estabilidade térmica e um melhor desenvolvimento para os recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais. Essa é a essência do “Método Canguru” que tem sido priorizado desde o início do funcionamento da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, que iniciou, nesta quita-feira, 25, a formação de novos tutores.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Unidade Neonatal da maternidade, enfermeira Monique Daniela Cabral, é fundamental ter os tutores dentro do quadro funcional, facilitando a aplicação permanente e a capacitação contínua sobre o método durante todo o ano.

“Pretendemos desenvolver as oficinas dos cuidados requeridos pelo Método Canguru. O acesso a esse conhecimento e expertise destas profissionais que são referência na prática, representa um ganho notável no aperfeiçoamento da nossa estrutura de atendimento”, destaca, ao enaltecer o papel das profissionais que se prontificaram em vir compartilhar conhecimentos e experiências.

Colaboração

Graças ao espírito colaborativo e disponibilidade de profissionais como a fisioterapeuta e tutora do Método Canguru, Naíra Braga, da fonoaudióloga Berta Sereno, da enfermeira neonatologista Juliana Almeida, e da coordenadora estadual do Método Canguru e também enfermeira neonatologista, Amanda Freitas, que é a coordenadora estadual do método, todas tutoras vinculadas à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, da Rede Estadual, a capacitação foi possível.

“Essa é uma ação fundamental já que a Maternidade Lourdes Nogueira já inicia a sua operação oferecendo o Método Canguru com profissionais qualificados,e está clara a preocupação em estruturar cada vez mais esse serviço tão importante que visa proporcionar o fortalecimento afetivo entre a mãe, o pai e o bebê, além de potencializar a evolução fisiológica dos recém-nascidos”, destaca Amanda Freitas.

Infraestrutura disponível

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, que iniciou seu funcionamento há pouco mais de 30 dias, conta com toda a estrutura preconizada pelo Ministério da Saúde para aplicação do Método Canguru, com UTI neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).

“Já possuíamos quatro profissionais credenciados para a aplicação do método. Agora estamos capacitando mais quatro para a aplicação das práticas especificadas, buscando estruturar toda a operação de atendimento, da recepção ao pós-parto, no que preconiza a metodologia Canguru.” complementa a coordenadora Monique Daniela.

Os quatro profissionais qualificados nesse módulo foram a fisioterapeuta Lavínia Mendes, a médica Thaís Bandeira Fernandes, a enfermeira Patrícia Melo dos Santos e o psicólogo e psicoterapeuta Evanildo Viana, todos diretamente envolvidos nas atividades da Unidade Neonatal.