Além da Enfermagem, o Serviço Social também foi celebrado durante o mês de maio, no Hospital Espanhol (HE). Foram 14 atividades promovidas para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, na Semana da Enfermagem e do Serviço Social. Um mês destinado a cuidar de quem cuida o ano todo!

O mês de maio é, tradicionalmente, considerado o Mês da Enfermagem em função das datas comemorativas do Dia do Enfermeiro (12) e do Dia do Técnico de Enfermagem (20). Mas entre estas duas datas, temos o Dia do Assistente Social (15), quando também é comemorado o Dia de Controle da Infecção Hospitalar (15). A realidade é que o calendário comemorativo da área de saúde é muito vasto e intenso, de janeiro a dezembro.

O Serviço Social, em geral, tem as comemorações à sua data imprensadas na Semana da Enfermagem. Até porque, o número de profissionais de enfermagem é sempre muito maior do que o de assistentes sociais, no quadro da assistência hospitalar. Mas as funções são todas de extrema importância no cuidado geral ao paciente.

No Hospital Espanhol, como um Centro de Tratamento para a Covid, os pacientes permanecem internados em isolamento, sem contatos presenciais com os seus familiares. Mais do que nunca, uma das funções do Serviço Social tem sido essencial, neste cenário: a ponte de ligação entre o paciente internado e sua família. E, também por isso, as celebrações foram unificadas este ano e destinadas aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, no HE.

“A Semana da Enfermagem e do Serviço Social foi um evento elaborado com muito afinco pela equipe do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Espanhol. Fico muito feliz e orgulhosa do engajamento e da participação das equipes nas palestras e em todas as outras atividades. Foram momentos de relaxamento, autocuidado, desenvolvimento pessoal e temas da área técnica. A interação das equipes fortalece as relações e o conhecimento, e renova as energias para continuarmos ofertando uma assistência de qualidade” – assim foi definida a Semana, mais do que especial no HE, pela sua diretora-geral, a enfermeira Priscila Souza.

Uma Semana para a Enfermagem e para o Serviço Social

A semana de maio escolhida para as comemorações dobradas, na Semana da Enfermagem e do Serviço Social, foi a de 15 de maio. Foram quatro dias, de 15 a 18 de maio, 14 ações e dezenas de colaboradores beneficiados nas suas participações. As ações foram pensadas e organizadas pelo NEPS, com o foco no cuidado aos profissionais.

Um café da manhã musical, com a participação do musicoterapeuta Marcos Barbosa, abriu a semana, às 8h do dia 15. Afinal, se é HE, tem de ter música! E assim foi dada a largada da maratona saudável de atividades para cuidar dos que tanto cuidam.

Palestras com profissionais de diferentes áreas, momentos de autocuidado – como orientações para limpeza de pele e automaquiagem, massoterapia, auriculoterapia, avaliação nutricional, sessão de cinema, ginástica laboral, sessão de Tai Chi Chuan, e para finalizar a super semana, uma apresentação circense de contorcionismo.

Foram dias intensos, mas não tensos como a rotina hospitalar do HE. Foram muitas trocas de pensamentos, ideias e experiências.
Das 14 atividades, 10 foram realizadas por profissionais convidados a participarem da Semana, trazendo suas contribuições para uma equipe guerreira que está no ringue da luta contra a Covid, desde abril de 2020. Parabéns, Enfermagem! Parabéns, Serviço Social! Vocês merecem toda a nossa admiração, respeito e gratidão, em maio e nos outros 11 meses do ano.